Visita detalha processo de produção e projetos sociais da Aperam BioEnergia
Representantes de agências bancárias da Região e do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba conheceram unidades produtivas de carvão vegetal
Produzido a partir de florestas renováveis de eucalipto, em fornos que utilizam a mais avançada tecnologia do segmento no país, o carvão vegetal da Aperam BioEnergia é produto de destaque no mercado mundial. O processo de produção do principal insumo utilizado pela Aperam South America foi apresentado aos representantes das agências bancárias da região e do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, na última semana.
Para o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, a visita de representantes de instituições da região aproxima novos públicos das nossas atividades. “Apresentar nossas práticas sustentáveis e pioneiras utilizadas no processo de produção do carvão vegetal, bem como o potencial de crescimento da Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha, fortalece o nosso relacionamento com diversos setores do mercado. Essa proximidade traz ganhos para os moradores dos municípios onde atuamos”, avaliou o gestor.
Time engajado
No dia (25/09), os 10 representantes das agências do Banco do Brasil, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Bradesco percorreram algumas áreas das unidades da Aperam BioEnergia localizadas nos municípios de Capelinha e Turmalina. A visita começou com uma breve apresentação sobre o Aço Verde Aperam durante a recepção.
Em campo, os visitantes conheceram uma área degradada em fase de recuperação pela Empresa, na região de Galego. Em Turmalina, o trabalho de aplicação de herbicida nas mudas de eucalipto foi apresentado pelo setor de Silvicultura, na região do Buriti, seguindo para a região da Palmeiras, onde viram de perto a colheita mecanizada de eucalipto e etapa final de produção do carvão vegetal na Unidade de Produção de Energia Renovável (UPER) Palmeiras.
Representando a agência do Banco do Brasil de Capelinha, o bancário e rotariano Hélvis Fabian Barbosa Lacerda, avaliou a visita como uma uma oportunidade única de aprendizado sobre gestão e compromisso social. “Quando ouço falar em Aperam, a primeira imagem que me vem à mente são as florestas de eucalipto. E, durante a visita, tivemos o privilégio de constatar que é muito mais. Trata-se de uma empresa repleta de empregados apaixonados pelo que fazem. A equipe evidencia engajamento e demonstram intenso sentimento de pertencimento”, elogiou. “Acompanho as ações sociais da empresa, bem como seus projetos executados junto às comunidades. E, certamente, buscaremos oportunizar juntos parcerias de sucesso”, completou Fabian.
Novos projetos
A visita dos 25 representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, realizada no último sábado (29/09), trouxe novas perspectivas de parceria entre a Aperam BioEnergia e Sindicato. Depois de serem recepcionados no escritório de Itamarandiba, os visitantes percorreram as áreas técnicas de Melhoramento Genético, o Viveiro de Mudas, o Laboratório Entomológico, onde é desenvolvido o Controle Biológico de Pragas, até chegar à área de colheita mecanizada de eucalipto e à fase final de produção do carvão vegetal na UPER São Bento.
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, Valdivino Gandra, as tecnologias empregadas na área de Melhoramento Genético e o queimador de gases, capaz de reduzir a emissão de fumaça na atmosfera, ainda em fase de construção na UPER São Bento, o impressionaram. “Conhecer a área técnica de produção de mudas de eucalipto nos permitiu enxergar a possibilidade de criar uma cooperativa de produtores rurais para compra de mudas e sementes de eucalipto desenvolvidas com melhoramento genético criado pela Aperam BioEnergia. A ideia ainda é embrionária, mas estamos nos mobilizando para torná-la realidade”, encerrou Valdivino.