A sustentabilidade
é o nosso compromisso.

Seja bem-vindo ao “Dê Alças à Reciclagem”. Projeto criado e conduzido pela Aperam BioEnergia, nas comunidades do Vale do Jequitinhonha.

Proteger o meio ambiente, reduzir o descarte de resíduos, incentivar o desenvolvimento das comunidades e o empoderamento feminino. Essas são as máximas que regem o projeto “Dê Alças à Reciclagem”.

Com a metáfora da frase popular “dê asas à imaginação”, o nome dado ao Projeto “Dê Alças à Reciclagem” traduz o seu principal objetivo: reutilizar banners de campanhas da Aperam BioEnergia como matéria-prima para produzir sacolas retornáveis e garrafas pets para produção de vassouras, bem como a busca por reutilização de outros materiais recicláveis.

É assim que a Aperam BioEnergia ajuda a viabilizar também a geração de renda aos moradores das comunidades vizinhas.

A iniciativa é desenvolvida desde 2017 em dois grupos de mulheres das comunidades rurais de Santa Joana e Setúbal de Itamarandiba. Em um grupo é produzido vassouras e em outro é feita a produção de sacolas.

O projeto tem o apoio do Senar, na formação de cursos de Corte e Costura e Artesanato de Reciclagem de Pet, além dos mobilizadores locais, sendo em Itamarandiba, o Sindicato dos Produtores Rurais. A iniciativa tem a parceria ainda das escolas na realização da Gincana Ambiental para arrecadação de Pets.

Banners

Foco: Geração de Renda e Ambiental

Objetivo: Fomentar a reciclagem através da reutilização de materiais para a criação de novos produtos.

Resultados:

  • Implementação do Projeto em Setúbal para confecção de sacolas retornáveis;
  • Beneficiamento de 8 costureiras;
  • Confecção de 600 sacolas, sendo que, cerca de 350 foram adquiridas pela Empresa e entregue aos seus colaboradores e comunidades em eventos internos internos e externos.

Garrafas PET

Foco: Geração de Renda e Ambiental

Objetivo: Fomentar a reciclagem através da reutilização de materiais para a criação de novos produtos.

Resultados:

  • Implementação do Projeto em Santa Joana para confecção de vassouras de garrafas pet;
  • Beneficiamento de 10 mulheres;
  • Projeto ainda em implementação;
  • Campanha nas escolas Escolas Estaduais de Itamarandiba e Capelinha, anos de 2018 e 2019
  • Arrecadação de mais de 23 mil garrafas pet’s nos dois anos.

Gincana nas escolas

Foco: Arrecadação de garrafas PET

Escolas da Rede Estadual de Ensino de Itamarandiba e Capelinha foram convidadas a participar de uma importante campanha de mobilização. Trata-se da Gincana Ambiental, que tem o objetivo de arrecadar o maior número possível de garrafas plásticas recicláveis (PET).

Ao participar da campanha, além de incentivar o fomento ao trabalho e à geração de renda, sua Escola dá demonstrações do exercício prático da cidadania e da preservação ambiental.

Como marco de encerramento da Gincana é realizado um evento com palestras de conscientização para reciclagem e proteção ambiental, além da premiação da turma que mais arrecadou Garrafas Pets em cada escola participante.

A Aperam BioEnergia agradece todos seus parceiros e reconhece que só foi possível alcançar o selo “Semad Recomenda 2020” através da união de esforços de cada membro desta rede.

É assim que atingimos o objetivo comum, de mãos dadas com as comunidades, focados numa consciência ambiental, geramos mais desenvolvimento para a nossa região.

Cada parte é extremamente importante nesta conquista!

Sejamos a mudança que o mundo quer ver.