Novidades da Aperam

Trabalho em prol da cidadania

22/07/2022

Projetos aprovados via Edital da Fundação Aperam Acesita são desenvolvidos no Vale do Jequitinhonha

A Fundação Aperam Acesita e a Aperam BioEnergia, por meio do seu Edital de Projetos Sociais, promovem o fomento em frentes como Meio Ambiente, Geração de Trabalho e Renda, Cidadania, Direitos Humanos e Educação. 

No Vale do Jequitinhonha, via edital social de 2021, estão sendo desenvolvidos 11 projetos. Dentre eles, o Casinha de Cultura Itinerante, do Projeto Semear Esperança de Carbonita – Prosesc, e Educação o Sucesso da Cidadania, da Associação Cultural Quilombola de Santo Antônio do Fanado. Ambos têm em comum o foco no desenvolvimento comunitário. 

Desde 2003, o Projeto Semear Esperança de Carbonita desenvolve ações voltadas às famílias em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social. Por meio da construção de processos participativos de desenvolvimento comunitário sustentável, o Prosesc tem sua atuação na área da Assistência Social com interfaces nas políticas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer.

A entidade conta com duas casinhas de cultura física, sendo a Casinha Cabana do Sapê, em Abadia, e a Casinha de Cultura Flor de Mutamba na comunidade de Lagoa. A partir do trabalho desenvolvido nesses espaços, foi criado o projeto Casinha de Cultura Itinerante, que “amplia o atendimento e oportuniza o acesso à Casinha de Cultura, principalmente nas comunidades rurais, onde são mais difícil o acesso as políticas públicas de cultura e lazer. E é esse fato que motivou a criação do Projeto Casinha de Cultura Itinerante, que leva às escolas oficinas culturais, acervo bibliográfico, acervo de brinquedos, apresentações teatrais e contações de histórias envolvendo crianças, professores e comunidade”, relata Valdirene Ferreira, coordenadora voluntária de programas e projetos no Prosesc. 

A iniciativa é fruto da parceria com ChildFund Brasil, criador do Programa da Casinha de Cultura, que implementou  o mesmo trabalho junto ao Prosesc, no período de 2003 e 2021, por meio de convênio do sistema de apadrinhamento de crianças.  “Hoje o projeto continua com outras parcerias. Em 2021, tivemos a felicidade de aprovar o Projeto Casinha de Cultura Itinerante junto à Fundação Aperam, fortalecendo e ampliando as ações do projeto”, pontua Valdirene.

Em Capelinha, o projeto  Educação o Sucesso da Cidadania, da Associação Cultural Quilombola de Santo Antônio do Fanado, por meio do edital, viabilizou a aquisição de equipamentos para a sede da entidade. Computador, refrigerador, fogão industrial, impressora, ventilador, entre outros itens irão viabilizar mais ações do grupo e fortalecer a organização. “Utilizamos nosso espaço para atividades gerais, desde reuniões comunitárias, atendimento médico, festas religiosas, entre outras ações. Nossa sede é um ponto de apoio para a Comunidade Santo Antônio do Fanado”, relata Dionísio Alves, presidente da associação.

A comunidade, que é reconhecida como Remanescente de Quilombo, por meio da Fundação Palmares, é composta por 36 famílias, que participam ativamente das atividades da associação. “Com a manutenção do nosso espaço, temos mais condições de fortalecer o trabalho que desenvolvemos. Por meio de Editais, como o da Fundação, é que conquistamos novas oportunidades”, relembra Dionísio.

Compartilhar:
plugins premium WordPress