Novidades da Aperam

Superando as expectativas

23/02/2017

Com apoio da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, projeto garante água e mais qualidade de vida para a comunidade de Santa Joana


Criado para levar água para diversas famílias da comunidade de Santa Joana, o projeto Sistema de Abastecimento Comunitário superou as expectativas. Esse sucesso foi visto de perto pelo público que prestigiou o encontro que marcou a conclusão do empreendimento, nesta quarta (22/02). Promovido pela área de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, o evento, realizado na comunidade de Santa Joana, em Itamarandiba, reuniu moradores, representantes da Empresa, da Fundação Aperam Acesita e de outras instituições parceiras.

Representantes da Comunidade, autoridades locais e representantes da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita

A oportunidade também serviu para marcar o encerramento do curso de recuperação de nascentes, desenvolvido na comunidade por meio de parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Aperam BioEnergia. Ainda como parte do evento, a Empresa distribuiu para os presentes mudas de espécies nativas cultivadas em seu próprio viveiro. O marco de encerramento contou com a participação do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves; de vereadores e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, Paulo José Silva.

O projeto
Viabilizado por meio do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, o projeto do Sistema de Abastecimento Comunitário de Água, da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Joana, foi executado de outubro de 2016 a janeiro de 2017. A iniciativa consistiu na implantação de um sistema de captação de água do córrego da Serra, com instalação de uma tubulação até uma caixa d’água, já construída.

Inicialmente, o sistema atenderia 19 famílias, mas o resultado permitiu ampliar esse número. No total, 30 famílias estão sendo contempladas com água própria para o consumo e para a prática da agricultura familiar. Além da melhoria da qualidade de vida dos moradores de Santa Joana, o plantio de mudas nativas e o curso de recuperação das nascentes do córrego da Serra garantiu impacto positivo ao meio ambiente. O Sistema de Abastecimento tem potencial para atender mais de 50 famílias.

Venilson Vitorino - Presidente da Fundação Aperam Acesita

Fortalecimento

O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araújo Vitorino, explica que o Edital de Projetos contribui com o fortalecimento das comunidades onde a Aperam está inserida. “Tudo isso gira em torno da competitividade. Quanto mais competitivos forem os cidadãos, municípios ou Empresa, melhor será para todos”, analisa. Venilson também destacou o envolvimento da comunidade nos projetos realizados por meio do Edital. “Os moradores de Santa Joana agora têm água vinda diretamente da fonte para suas casas. Era um bem que eles precisavam e, hoje, tem captado por eles mesmos”, completa.

 

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, parabenizou e agradeceu a Empresa por investir na área social do município. “A Aperam BioEnergia tem história com Itamarandiba e o município também tem história com a Empresa. E, por meio de projetos bem sucedidos como este na comunidade de Santa Joana, fortalecemos esse vínculo tão importante para região”, ressalta.

Manutenção
A comunidade formará uma comissão de cinco pessoas para vistoriar, permanentemente, a rede construída, a fim de observar possíveis vazamentos e desperdício de água nas residências. A união dos moradores já ficou evidenciada durante a fase de instalação e do plantio das mudas nativas, trabalhos executados por meio de mutirão. O Sistema de Abastecimento resolve o problema da falta de água, que tinha ficado escassa após um período de seca que atingiu a Grota do Gentil.

Parceiros
O projeto de fomento a práticas ambientais sustentáveis reuniu diversos parceiros: Aperam BioEnergia, Fundação Aperam Acesita, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Associação Comunitária de Santa Joana, Senar, Prefeitura de Itamarandiba e Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Compartilhar:
plugins premium WordPress