Novidades da Aperam

Senar-MG e Aperam BioEnergia promovem primeiro curso de Manejo de Pragas e Doenças

13/06/2017

Iniciativa integra o projeto Controle Biológico Participativo, que visa combater as pragas das florestas de eucalipto de Itamarandiba e região

O projeto “Controle Biológico Participativo de Pragas” da Aperam BioEnergia avançou mais uma etapa com a formação da primeira turma do Curso de Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD). Nesta segunda e terça-feira (12 e 13/06), 13 produtores de eucalipto participaram do curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), na sala de treinamentos da Aperam BioEnergia, em Itamarandiba.

O curso foi desenvolvido pelo Senar-MG a pedido da Aperam BioEnergia com foco na lagarta parda, espécie que mais ataca as plantações de eucalipto da região do Vale do Jequitinhonha. Reunindo atividades teórico-práticas, o curso possui carga horária de 16 horas e, além de capacitar produtores a fazerem o manejo de pragas, aborda medidas de segurança, proteção pessoal, ergonomia, descarte correto de resíduos, entre outros assuntos. Três novas turmas já estão formadas e devem receber o treinamento até o fim do mês de julho.

De acordo com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o curso fortalece as ações do projeto, pois fornece conhecimento técnico aos produtores de eucalipto para o combate das lagartas pardas. Com o curso de Manejo Integrado de Pragas, prosseguimos em busca dos objetivos do projeto Controle Biológico Participativo, pois atendemos a demanda da comunidade, que tem  participado ativamente das ações do projeto, e proporcionamos o conhecimento necessário para o combate às pragas e proteção das plantações de eucalipto da região”, comentou.

Segundo o gerente regional de Araçuaí do Senar-MG, Wander Magalhães Moreira Júnior, o curso de Manejo Integrado de Pragas, com o foco na lagarta parda, prepara os produtores de eucalipto para identificar e monitorar os estágios da praga em suas propriedades rurais. “Os participantes se tornam monitores aptos a fazerem o controle biológico com a soltura dos inimigos naturais, no momento certo, em suas plantações. Eles passam a dispor de técnicas que vão ajudar a combater as pragas e doenças do eucalipto”, detalhou.

Inimigos naturais

A Aperam BioEnergia está fornecendo aos produtores de eucalipto, previamente cadastrados pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, os inimigos naturais para o controle das pragas. A distribuição e soltura dos insetos têm sido feita pelo engenheiro agrônomo Rondeiner Fiuza, contratado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba e produtores de Eucalipto, que também avalia as propriedades rurais que estão recebendo os inimigos naturais.

Nos primeiros 45 dias do projeto, foram liberados cerca de 1,5 milhão de inimigos naturais em 1.300 hectares em 33 propriedades rurais de Itamarandiba. A Aperam BioEnergia fornece, por semana, 120 mil insetos para controle de 120 hectares de área. Após a soltura dos insetos, é feito o monitoramento das áreas controladas com os inimigos naturais.

Controle biológico

O projeto Controle Biológico Participativo da Aperam BioEnergia foi lançado, em março, no Workshop Pragas do Eucalipto. Na ocasião, mais de 100 produtores rurais da região do Vale do Jequitinhonha participaram do evento, que proporcionou debates sobre controle e monitoramento de pragas do eucalipto e apresentou alternativas para o monitoramento das espécies que mais atacam as florestas.

Compartilhar:
plugins premium WordPress