Novidades da Aperam

Senar e Aperam BioEnergia levam cursos de capacitação à Minas Novas

06/03/2018

A oportunidade de se capacitar na comunidade onde mora é a mais nova conquista dos  moradores de Minas Novas. O que está mudando a realidade do município é a parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), a Associação Comunitária de Promoção e Incentivo aos Grupos de Produção Alternativa de Minas Novas (ASCOPI) e Aperam BioEnergia, que viabiliza a realização de cursos de capacitação específicos para atender às necessidades das comunidades, conforme apontadas pelos moradores.

Em apenas dois meses, 72 moradores de Minas Novas tiveram a oportunidade de aprender e aperfeiçoar o conhecimento sobre atividades de subsistência, já exercidas nas comunidades. O primeiro ciclo de cursos do ano de 2018 trouxe as capacitações sobre Recuperação de Nascentes e Avicultura, que encerrou no último sábado (03/03), e capacitou seis turmas, somando uma carga horária total de 144 horas de formação.

Curso de Recuperação de Nascentes em Ribeirão da Folha

Aperfeiçoamento

O objetivo de reverter o difícil acesso a cursos que pudessem ajudar aos moradores das comunidades a aperfeiçoarem o seu ofício sempre esteve entre as prioridades do Conselho Comunitário de Desenvolvimento Rural Quilombola de Ribeirão da Folha. João Dutra, vice-presidente da entidade, revela que os cursos de Recuperação de Nascentes e Avicultura, ofertados em Ribeirão da Folha em fevereiro, vieram no momento em que a comunidade mais precisava. “Aqui falta água e estamos lutando para preservar as nascentes que ainda possuímos. Já perdemos muitas, mas vamos recuperar todas que ainda tiverem condições de voltarem a ser fonte de água”, conta o agricultor. “Trabalho com aves desde que nasci. Depois do curso vi que estava fazendo tudo errado e revi a minha forma de trabalhar”, completa João Dutra, que participou dos dois cursos ofertados em Ribeirão da Folha.

Moradores de Ribeirão dos Santos e de Lagoa Grande foram contemplados com o curso de Avicultura, realizado nos meses de fevereiro e início de março deste ano. E foi nessa rodada de cursos realizada em Ribeirão dos Santos que a dona Alice Ferreira Lopes Silva, de 50 anos, aproveitou para conhecer um pouco mais sobre a atividade profissional que exerce desde que chegou à comunidade, há 32 anos.  Ao participar do curso de Avicultura, ministrado pelo Senar, a agricultora mudou a forma de conduzir a criação das aves. “Aprendi tantas técnicas que eu nem sabia que existia. Agora estou ensinando tudo para os meus quatro filhos”, relata dona Alice. “Quase não temos cursos em Minas Novas. Poder aprender mais sobre essa atividade ofício aqui perto de casa, foi o melhor que nos aconteceu”, elogiou. 

Novas técnicas

Segundo o gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, a extensa programação de cursos para Minas Novas é mais uma forma de promover o desenvolvimento das comunidades do município. “Com as capacitações para os moradores das comunidades de Palmital, Ribeirão da Folha, Ribeirão dos Santos e Lagoa Grande, queremos incentivar o crescimento e a sustentabilidade dos moradores, que na maioria das vezes, trabalha sem o conhecimento técnico”, reforçou Raimundo.

Durante o curso de Recuperação de Nascentes, os produtores aprendem a cercar e limpar as áreas das nascentes, controlar a erosão e a replantar espécies nativas para recuperá-las. Já no curso de Avicultura os participantes aprendem a fazer o manejo da criação de frangos caipiras, incluindo orientações sobre higiene pessoal, cuidados com o meio ambiente, alimentação, vacinação, medicação, condições sanitárias, tipos e montagem de instalações, seleção de aves, controle sanitário, coleta e seleção de ovos. 

Programação 2018

A partir do mês de abril, estão previstos novos cursos para as comunidades do município de Minas Novas. Também está prevista uma programação para as comunidades de Capelinha, Turmalina e Veredinha, cuja agenda ainda aguarda confirmação do Senar. 

Confira a agenda de cursos em Minas Novas:

Curso de Horta Caseira:

  • Palmital: 2 a 4 de abril
  • Cruzinha: 5 a 7 de abril
  • Ribeirão dos Santos Acima: 15 a 17 de abril
  • Lagoa Grande: 19 a 21 de abril

Curso de Piscicultura:

  • Ribeirão da Folha: 30 de abril a 4 de maio

Curso de Recuperação de Nascentes:  

  • Ribeirão dos Santos 23 a 25 abril
  • Bem Posta: 26 a 28/04
Compartilhar:
plugins premium WordPress