Novidades da Aperam

Reaproveitando a água da chuva

25/03/2022
Edital de Projetos Ambientais da Fundação Aperam Acesita viabiliza construção de barraginhas na comunidade Barra do Setúbal em Itamarandiba

A Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Barra do Setúbal, em Itamarandiba, acaba de concluir o projeto Construção de Barraginhas para captação das águas das chuvas. Desenvolvida por meio do Edital de Apoio a Iniciativas Ambientais da Fundação Aperam Acesita e Aperam Bioenergia de 2021, a iniciativa integra a categoria “Acesso e sustentabilidade do uso da água”, numa visão sustentável do seu reaproveitamento, pontos relevantes do edital. 

A concepção e desenvolvimento do projeto foram motivados pelos longos períodos de escassez de chuvas que a região atravessa periodicamente provocando rigorosas crises hídricas na Barra do Setúbal e região do Vale do Jequitinhonha.

As Barraginhas são pequenas bacias escavadas no solo, distribuídas pelas  propriedades, possibilitando que a água da chuva se infiltre no solo, recarregando o lençol freático.

“Uma vez que as famílias da comunidade são formadas em sua maioria por agricultores rurais, a água retida ajuda a tornar o solo mais fértil e viabilizar o cultivo de lavouras e melhores resultados”, destaca o presidente da Associação, Juventino Porto da Silva. 

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água, a comunidade celebra a finalização da construção das 30 Barraginhas. “Para nós, é uma alegria ímpar poder concluir essa iniciativa e sonhar com o próximo Edital que já se aproxima. Estamos aguardando ansiosamente a sua publicação a fim de captar recursos e desenvolver novas iniciativas que fortaleçam ainda mais o nosso grupo aqui da Barra do Setúbal”, enfatiza Juventino.

Em 2021, foi lançada a primeira edição do Edital de Apoio a Iniciativas Ambientais da Fundação Aperam Acesita, contemplando cinco projetos na região do Vale do Jequitinhonha.

A iniciativa nasceu objetivando selecionar e apoiar organizações sociais, de fins não econômicos, que atuam no desenvolvimento de tecnologias ambientais. 

No próximo mês, serão abertas as inscrições para os projetos que pretendem concorrer à segunda edição do Edital. 

Podem participar organizações sociais, de fins não econômicos, que atuam no desenvolvimento de tecnologias ambientais, com a finalidade de fomentar projetos que tenham potencial de gerar impacto socioambiental nas comunidades localizadas nas áreas de influência e abrangência/atuação da Aperam BioEnergia. Em breve, mais informações serão disponibilizadas no site http://aperambioenergia.com.br/  

Compartilhar:
plugins premium WordPress