Novidades da Aperam

Projeto da Aperam BioEnergia é destaque em Feira de Ciências

06/11/2017

Controle Biológico de Pragas do Eucalipto liberou cerca de 5 milhões de inimigos naturais em mais de 4 mil hectares de propriedades rurais de Itamarandiba

O projeto Controle Biológico Participativo de Pragas do Eucalipto da Aperam BioEnergia esteve entre as principais atrações da Feira de Ciências e Tecnologia da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, de Itamarandiba. O evento apresentou o resultado dos trabalhos produzidos pelos alunos da escola, com temáticas sobre meio ambiente, sustentabilidade e experiências físico-químicas. Cerca de 1,2 mil estudantes da rede pública de ensino e moradores do município visitaram a Feira, realizada na manhã da última quarta-feira (01/11).

No estande da Aperam BioEnergia, os visitantes conheceram as ações tecnológicas que a Empresa desenvolve em sua unidade no município. “O Controle Biológico de Pragas do Eucalipto reduz significativamente o uso de defensivos químicos nas plantações, o que contribui com o meio ambiente. Para explicar como a técnica funciona, montamos uma estrutura semelhante a do Laboratório de Entomologia Florestal da BioEnergia, onde expusemos amostras dos inimigos naturais liberados em nossas florestas de eucalipto e fornecidas aos produtores rurais de Itamarandiba”, detalhou o assistente técnico da área de Pesquisa Florestal da Aperam BioEnergia, Marcelino Amaral.

Segundo a diretora da Escola Mestra Bezinha Gandra, Maria Adair Meira, a participação da Aperam BioEnergia na Feira da Ciências e Tecnologia da escola enriqueceu o evento. “Parte dos nossos alunos são filhos ou têm parentesco com empregados da Aperam BioEnergia. Outros alunos são da zona rural e suas famílias cultivam eucalipto. Por isso, o projeto Controle Biológico de Pragas da Empresa foi um dos mais visitados e recebeu muitos elogios dos visitantes”, comenta a diretora.

A Feira de Ciências e Tecnologia também contou com a presença de estandes da Associação Apícola de Itamarandiba (Apita), que detalhou a atividade apícola, do Instituto Estadual das Florestas (IEF), para divulgação sobre o Parque Estadual da Serra Negra, e também da Secretaria Municipal de Saúde, que levou orientações sobre diagnóstico e prevenção ao câncer de mama, da campanha Outubro Rosa, e ao câncer de próstata, do Novembro Azul.

Controle Biológico

O projeto Controle Biológico Participativo de Pragas do Eucalipto foi lançado em março deste ano, durante o Workshop de Pragas do Eucalipto, realizado em Itamarandiba com a participação de cerca de 100 produtores da região. Por meio de uma parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município e Senar-MG, o projeto promoveu o curso Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIPD), com o foco na lagarta parda, que já capacitou em média 30 produtores rurais.

Outra importante ação do projeto foi a  contratação de um engenheiro agrônomo, pelos produtores rurais, que é responsável pelo relacionamento entre os mais de 80 produtores participantes do projeto e Aperam BioEnergia. O técnico também avalia as áreas afetadas pelas lagartas pardas e faz a soltura dos inimigos naturais cedidos pela Empresa.

Já foram liberados cerca de 5 milhões de inimigos naturais em mais de 4 mil hectares de 40 propriedades rurais de Itamarandiba. Depois da soltura dos insetos e com o apoio da comunidade, as áreas que receberam os inimigos naturais são monitoradas pelos profissionais e pelos produtores participantes do projeto.

Participação

Mais informações sobre o projeto Controle Biológico Participativo de Pragas do Eucalipto podem ser obtidas na Aperam BioEnergia (38) 3521-3661 ou no Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba pelo telefone (38) 3521-1549.

Compartilhar:
plugins premium WordPress