Projeto Apicultura da Aperam BioEnergia chega a Minas Novas
Novos apicultores de Bem Posta foram capacitados pelo Senar-MG, com o apoio da Aperam BioEnergia, e receberam kits de apicultura da Empresa como incentivo para início da atividade
A comunidade de Bem Posta, localizada em Minas Novas, é a mais nova beneficiada com o Projeto Apicultura da Aperam BioEnergia. O início da iniciativa que irá promover fonte de trabalho e renda na comunidade foi marcado pela entrega dos kits de apicultura aos 12 apicultores da comunidade, na última sexta-feira (21/07), no Centro Comunitário de Bem Posta. Participaram do encontro representantes da Aperam BioEnergia, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG), moradores da comunidade e apicultores.
O gestor da área de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima destacou a importância do projeto para as comunidades onde a Empresa atua. “O projeto Apicultura é desenvolvido pela BioEnergia desde 2006, em parceria com as associações de apicultores locais. A atividade apícola está em evidência no país e com bom valor agregado no mercado. Então, esperamos que Bem Posta aproveite essa oportunidade, se torne um bom exemplo em Minas Novas e região e participe das iniciativas que visam consolidar o Vale do Jequitinhonha como um dos principais polos da apicultura de Minas Gerais”, frisou Raimundo.
Para o novo apicultor de Bem Posta Cláudio Macedo de Azevedo, receber o apoio da Aperam BioEnergia para o início da atividade apícola é motivo de grande alegria para a comunidade. “O encontro de hoje foi uma oportunidade para trocarmos informações e receber os materiais necessários que precisamos para começar a trabalhar. Esse apoio da Aperam BioEnergia, que também contribuiu com a nossa capacitação, irá somar e trazer muitos benefícios para nossa comunidade. A Empresa tem demonstrado o compromisso neste projeto de geração de renda com nossa comunidade”, declarou Cláudio.
Material de trabalho
Na oportunidade, os novos apicultores receberam os certificados do curso de Apicultura ministrado pelo Senar-MG em parceria com a Aperam BioEnergia, entregue pelo mobilizador da instituição em Minas Novas, Adelmo Fernandes. Os novos apicultores também acompanharam a leitura do termo de compromisso de utilização dos kits de apicultura e validaram o documento, juntamente com os demais presentes.
A comunidade de Bem Posta recebeu 12 kits de apicultura com os itens necessários para iniciarem a atividade, compostos por: colmeia completa (ninho, melgueira, tampa, fundo e quadros), par de luvas de látex na cor laranja, par de botas brancas em PVC, macacão, fumegador, um quilo de arame galvanizado, caneco soldador, formão, carretilha, chapéu de palha capacete, três quilos de cera alvorada e dez tripés para colmeia.