Pela cultura do empreendedorismo nas escolas
Palestra do professor Pachecão reúne mais de 2 mil pessoas do Vale do Jequitinhonha durante “Encontro com Educadores”
A relação ensino-aprendizagem, aliada à física e à cultura empreendedora, foi amplamente discutida durante o “Encontro com Educadores”, promovido pela Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Sebrae Minas. Na última semana, entre 11 a 14/09, o encontro itinerante reuniu mais de 2 mil educadores nos municípios de Itamarandiba, Minas Novas, Capelinha e Turmalina, que também contou com professores de Veredinha
A principal atração do “Encontro com Educadores” foi a palestra do professor Pachecão, que com irreverência e criatividade, abordou o tema “Empreendedorismo é física pura”. Nos quatro dias de evento, o precursor do estilo “aula show” detalhou em sua palestra motivacional as suas estratégias de empreendedorismo desenvolvidas a partir das leis da física e da natureza. A importância de criar ambientes favoráveis para incentivar a mudança de comportamento e estimular a criatividade como fatores fundamentais para realizar sonhos também foram abordagens da palestra.
Para a professora Juliana Rabelo, que atua em quatro escolas das redes estadual e particular de Itamarandiba, a palestra do professor Pachecão ampliou sua visão acerca da cultura empreendedora. “Foi uma grande oportunidade participar da palestra do Pachecão. Ele destacou a importância do amor próprio na vida do professor e, principalmente, as diversas formas de ensinar o mesmo conteúdo. Desde segunda-feira, dia que participei do ‘Encontro’, passei a trabalhar o conteúdo de forma dinâmica e o resultado foi imediato, meus alunos participaram mais das minhas aulas”, comentou.
Na avaliação do analista técnico do Sebrae Minas, representante da Microrregião Chapada de Minas, Julian Rodrigues, a principal lição trazida pela palestra do professor Pachecão é de que o educador também pode empreender. “A temática do empreendedorismo, de maneira geral, não está entre as capacitações voltadas para os educadores. No entanto, o nosso objetivo é sensibilizar os professores do Vale do Jequitinhonha sobre a importância de se ter uma visão minimamente empreendedora em sala de aula”, ressaltou Julian.
Raimundo Lima, gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, por sua vez, reforçou a importância de iniciativas como o “Encontro com Educadores”. “O desenvolvimento das comunidades do Vale do Jequitinhonha é uma das prioridades da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita. Por isso, realizar capacitações para educadores como forma de incentivar a cultura do empreendedorismo na rotina escolar dos estudantes é uma estratégia que vai ao encontro das necessidades das comunidades do nosso entorno, visando criar oportunidades para geração de renda dos moradores”, enfatizou o gestor.
Apoio
Para realizar o Encontro com Educadores, a Aperam BioEnergia, a Fundação Aperam Acesita e o Sebrae Minas, contaram com o apoio dos parceiros Superintendência Regional de Ensino de Diamantina e das prefeituras de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Veredinha e Turmalina.
Cultura Empreendedora
Ainda em parceria com o Sebrae Minas, a Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita iniciaram as atividades do Projeto Cultura Empreendedora em Capelinha, que visa capacitar os professores dos ensinos médio e fundamental das escolas públicas e particulares do município, por meio dos programas “Despertar o jovem empreendedor” e “Jovem Empreendedor Primeiros Passos”. O objetivo do projeto é capacitar 100% dos educadores de Capelinha até o fim de 2017.
As propostas de capacitação do Programa Educação Empreendedora do Sebrae também foram apresentadas aos participantes da palestra do professor Pachecão, para absorver as demandas dos municípios que ainda não estão no projeto Cultura Empreendedora. Depois desse levantamento, serão planejadas as capacitações para outros municípios de abrangência da Aperam BioEnergia.