Novidades da Aperam

Incentivo ao empreendedorismo

16/08/2017

Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia, em parceria com o Sebrae, lançam projeto voltado para escolas de Capelinha

O lançamento do projeto Cultura Empreendedora reuniu representantes de 13 escolas de Capelinha e da secretaria municipal de educação

 

Com o foco no desenvolvimento econômico e social de Capelinha, a Fundação Aperam Acesita e a Aperam BioEnergia lançaram mais uma iniciativa para promover a sustentabilidade das comunidades onde atuam. Trata-se do projeto Cultura Empreendedora, promovido em parceria com o Sebrae-MG, que visa capacitar os professores dos ensinos médio e fundamental das escolas públicas e particulares do município, por meio dos programas “Despertar o jovem empreendedor” e “Jovem Empreendedor Primeiros Passos”.

 

As propostas dos programas foram apresentadas durante a primeira reunião do projeto, realizada no escritório da Aperam BioEnergia de Capelinha, na última semana. O encontro marcou o início das atividades e contou com a presença de representantes de 13 escolas do município e da secretaria municipal de educação.

 

Na avaliação da professora da Escola Estadual Geralda Otoni, de Capelinha, Elizangela de Paula Lopes Beraldo, o projeto Cultura Empreendedora irá suprir uma necessidade de capacitações para os educadores da rede pública de ensino. “Nossos alunos têm potencial para se tornarem grandes profissionais e até empreendedores. Com as capacitações do Sebrae, em parceria com a Aperam BioEnergia, poderemos oferecer novas perspectivas aos estudantes da nossa cidade”, vislumbra a Elizângela, que atua na secretaria administrativa da escola.

 

Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o incentivo à cultura empreendedora na escola fornece estímulos para que o aluno pense alternativas para o crescimento da sua comunidade. “Promovemos ações, projetos e capacitações visando o desenvolvimento social das comunidades do entorno da Aperam BioEnergia. O projeto Cultura Empreendedora irá fortalecer nossas iniciativas”, enfatiza Venilson.

 

Cultura empreendedora

Voltado para professores do ensino médio, o programa “Despertar o Jovem Empreendedor” tem o objetivo de preparar os jovens para empreender, propondo vivenciar aspectos da cidadania enquanto fator de responsabilidade social. Também contribui para uma mudança socioeconômica e favorece o desenvolvimento de futuros profissionais, tornando-os aptos a atuarem em um mundo com novas relações de trabalho.

 

Já o programa “Jovem Empreendedor Primeiros Passos” irá capacitar educadores do ensino fundamental e insere a temática do empreendedorismo de forma interdisciplinar no currículo escolar, com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora nas instituições de ensino. Possibilita aos educadores construir uma visão de novas possibilidades de atuação no processo de ensino-aprendizagem, para o desenvolvimento de competências empreendedoras.

 

Compartilhar:
plugins premium WordPress