Fortalecendo a comunidade por meio de projetos sociais
Iniciativas são desenvolvidas via Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita
A Fundação Aperam Acesita lança, no próximo mês, a 11ª edição do seu Edital de Projetos Sociais, que tem como propósito oportunizar para as organizações sociais o desenvolvimento de projetos que possam contribuir para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento de suas comunidades.
Ao longo dos seus dez anos, milhares de pessoas foram impactadas por iniciativas viabilizadas pelo edital nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha. No ano passado, 11 projetos foram contemplados nas regiões de abrangência e influência da Aperam BioEnergia. Neste ano, algumas dessas iniciativas continuam sendo desenvolvidas, como é o caso do projeto Diversão que Educa, da Caixa Escolar da Escola Municipal Professora Noeme Godinho César (Turmalina), e do projeto Tecendo Solidariedade, da Associação Comunitária de Defesa das Famílias do Bairro Fazendinha – ACODEF (Itamarandiba). Ambos têm em comum a promoção do desenvolvimento da comunidade onde estão sendo realizados.
Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Tecendo Solidariedade é realizado via o Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita. Em 2020, a iniciativa foi contemplada com recursos que possibilitaram o projeto a sair do papel recolocando em atividades as máquinas de costura que estavam paradas na Associação. “Há dois anos que esse projeto é uma complementação de renda para famílias carentes que atendemos. Por meio da venda de roupas íntimas que as alunas produzem, elas ganham um extra, colaborando para a manutenção de seus lares”, pontua o presidente da Acodef, Daniel Pereira Ribeiro.
Dentre as iniciativas que o Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita fomenta, estão as educativas. Em Turmalina, o Diversão que Educa, do Caixa Escolar da Escola Municipal Professora Noeme Godinho César, é desenvolvido com foco na educação. O objetivo é proporcionar processos educativos de ensino e aprendizagem pautados em métodos lúdicos, que fazem dos ambientes de recreação da escola bons espaços de realização de atividades extraclasse de forma prazerosa e divertida.
Desde 2019, a escola buscava a aprovação do projeto via o Edital Social da Fundação Aperam Acesita. Após algumas tentativas, em 2021, o Diversão que Educa foi aprovado, o que viabilizou sua realização.
“Eu não sei descrever a sensação, a alegria que sentimos ao saber que fomos selecionados no site da Aperam. Nosso investimento foi para a compra de um brinquedo que fica no pátio da escola. E antes mesmo de adquirirmos esse bem, já era possível prever a felicidade dos nossos alunos ao serem recepcionados na escola com essa novidade”, relata a diretora Raíra Alves de Macedo.
A diretora ressalta a importância do instrumento na educação. “Nós atendemos crianças de 4 e 5 anos de idade. Essa faixa etária aprende muito por meio de atividades lúdicas, que é a forma que conseguimos trabalhar a concentração, coordenação motora, equilíbrio, entre outras potencialidades dos alunos”, finaliza.
SERVIÇO
A nova edição 2022 do Edital de Projetos Sociais da Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia estará disponível no próximo mês no site https://brasil.aperam.com/ e nas redes sociais da @aperamnobrasil