Formação que vai além
Os jovens do Vale do Jequitinhonha têm uma nova oportunidade de formação e carreira. Uma iniciativa da Aperam BioEnergia em parceria com o SENAI inicia-se na região o Projeto Menor Aprendiz, oferecendo a curso de capacitação em Manutenção de Máquinas Agrícolas.
Para tornar este projeto realidade a empresa disponibilizou um espaço para aulas teóricas no centro de Capelinha-MG e preparou um laboratório com ferramentas e equipamentos para aulas práticas em suas instalações na oficina mecânica.
O objetivo da empresa é abranger com este projeto, todas as comunidades onde atua na região do Alto Jequitinhonha
Além disto, todas as despesas com instalações onde o curso é realizado, além da bolsa salário dos alunos é por conta BioEnergia, para evitar evasão escolar.
O processo seletivo começou em novembro de 2014 e a aula inaugural do curso com 20 alunos foi realizada na segunda-feira (02 de Fevereiro de 2015). O evento contou com a presença de representantes da Aperam BioEnergia e do SENAI. O curso terá duração de seis meses utilizando o sistema dual de aprendizagem, combinando teoria e prática.
Yago Francisco Froes tem 21 anos e é um dos alunos da capacitação. Ele conta que quando soube do curso viu a oportunidade de um futuro melhor. “Na região, existem muitas oportunidades para profissionais dessa área e acredito que após a minha formatura as portas do mercado irão se abrir para mim”, conta. Porém, o jovem não descarta o sonho de conseguir uma oportunidade na Aperam BioEnergia, mesmo local em que a mãe, Geane Aparecida Fróes, trabalha. “É uma Empresa que valoriza o empregado, oferecendo oportunidades e benefícios e isso me motivou ainda mais a conseguir a vaga no curso e agora a me dedicar aos estudos”, afirma.
Além deste projeto a Aperam BioEnergia mantém a formação de outra turma com 19 jovens no curso de Marcenaria no SENAI. Com isso, são 39 estudantes que se preparam para o mercado de trabalho isto significa mais capacitação que a empresa leva para a região.