Novidades da Aperam

Festa do Divino em Turmalina conta com apoio da Aperam BioEnergia e Senar

26/07/2022

O Senar Minas, por meio do Clube do Galope de Turmalina e em parceria com a Aperam BioEnergia, realizou na última semana, entre os dias 18 a 22, uma série de cursos em prol do fomento do artesanato do Vale do Jequitinhonha. A iniciativa integrou a programação da tradicional Festa do Divino Espírito Santo realizada na cidade de Turmalina.

Foram oferecidos gratuitamente os cursos de Artesanato em Fibra de Bananeira, Resgate do Artesanato local por meio da Pintura e Artesanato com Cascas e Sementes. “Trabalhamos este ano o lema O Divino da Arte na Fé, despertando o olhar da comunidade para duas tradições da nossa região, o artesanato e a própria festa, que existe desde 1945 em nossa cidade”, conta a festeira do Divino 2022, Karina Godinho.

No sábado (23), também foi realizado uma feira, com a participação das artesãs locais e o Senar MG. Durante o evento, o público pôde conhecer e adquirir as peças. “Durante a programação da festa, reunimos o que é tradicional, cultural e religioso da nossa terra. Por meio da feira, além de apresentar os artesanatos, que fazem parte da nossa história, criamos oportunidade de geração de trabalho e renda por meio da comercialização das criações”, relata Dulce Cordeiro, mobilizadora mobilizadora do Senar por meio do Clube do Galope.

Durante a feira, aconteceu também oficinas de pintura em tecido e de fibras de bananeiras com expressiva participação da população local.

A Aperam BioEnergia investe no Programa de Fortalecimento do Artesanato Regional, com o objetivo de fomentar e valorizar o trabalho de artesãos do Vale do Jequitinhonha. A iniciativa é mais uma estratégia de qualificação, de geração de renda e desenvolvimento sustentável apoiado pela Empresa. “O evento foi uma oportunidade de agregar mais conhecimento para os artesãos e atrair novos públicos a aprender técnicas manuais tradicionais da região. A feira mostra o resultado do belo trabalho que é desenvolvido na região e que é fundamental na preservação da memória local”, sublinha o responsável pelo relacionamento institucional da Aperam BioEnergia  em Turmalina, Daniel Coelho.  

No Brasil, a Festa do Divino Espírito Santo se perpetua  como patrimônio cultural do país. O evento em Turmalina foi realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade e pelos festeiros do Divino de 2022, contando com o apoio  e parceria do poder público, Aperam BioEnergia, Senar, Clube do Galope, empresários locais e toda população Turmalinense.

Compartilhar:
plugins premium WordPress