Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita promove o desenvolvimento das comunidades no Vale do Jequitinhonha
Associação das Famílias de Pequenos Produtores Rurais de Ponte Nova, em Capelinha, foi contemplada no projeto “Mais autonomia nos transportes internos comunitários”
Ciente de seu papel de promover desenvolvimento nas comunidades em que atua, a Aperam BioEnergia, por meio da Fundação Aperam Acesita, comemora os primeiros resultados dos investimentos feitos através do Edital de Projetos 2020. Desta vez, trata-se do projeto “Mais autonomia nos transportes internos comunitários” desenvolvido pela Associação das Famílias de Pequenos Produtores Rurais de Ponte Nova, em Capelinha, que beneficia 40 famílias de produtores rurais da comunidade e adjacências.
A Associação teve, por meio do projeto, a oportunidade de adquirir uma carreta agrícola basculante hidráulica que irá auxiliar a comunidade no escoamento de diversos produtos como os de pecuária de leite e corte, pequenos animais e culturas diversas na agricultura para outras localidades dentro e fora da comunidade. Com isso, espera-se que sejam minimizadas as perdas de produção causadas por atrasos no transporte dos insumos, perdas de safras em função da perecibilidade dos produtos e mercadorias produzidas dentro da comunidade. O projeto está fortalecendo também o associativismo e a cooperação da comunidade para a melhoria na renda familiar de todos da localidade.
Para o presidente da Associação, Roque Caetano de Oliveira, a carreta agrícola chegou para mudar para melhor a realidade da comunidade. “Sobretudo, dos produtores de leite. Além deles, as famílias que trabalham com lavoura também serão beneficiadas, já que por meio da carreta, será facilitado o transporte da produção. As famílias também poderão expandir o cultivo para outras culturas. Ficará mais fácil e ágil para todos, inclusive para os trabalhadores envolvidos”, detalha.
De acordo com Roque, a parceria da Aperam BioEnergia com a comunidade é fundamental para que os projetos da Associação ganhem vida. “A empresa já atuou em outras iniciativas. Então, a gente vê que o apoio da Aperam BioEnergia somado ao objetivo da entidade resulta num auxílio melhor às comunidades, numa parceria essencial, que ajuda a todos nós”, destaca.
A execução dos projetos apoiados pelo Edital conta, ainda, com a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que realiza um trabalho de apoio aos produtores rurais. Para Ednardo Antônio Fernandes, especialista agropecuário da Emater em Capelinha, que acompanha de perto há quatro anos o trabalho feito pela Aperam BioEnergia, esta é uma iniciativa louvável e que tem contribuído muito com as comunidades locais. “Esse tipo de ação é uma prova de que grandes empresas e pequenos produtores podem conviver e é uma oportunidade de proporcionar autonomia para que as pessoas possam realizar seus projetos e promover a autossuficiência comunitária”, salienta.