Novidades da Aperam

Diálogo aberto entre Aperam BioEnergia e comunidades

18/04/2018

Projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia” recebeu a visita de representantes do poder público e de sindicatos de Turmalina para apresentar as novas tecnologias no processo de produção da Empresa

As novas tecnologias e ações que valorizam o talento das comunidades do Vale do Jequitinhonha promovidas pela Aperam BioEnergia foram destaque durante a visita às unidades de Capelinha e Turmalina, realizada no dia último dia 11 de abril. O grupo formado por representantes da Câmara de Vereadores de Turmalina, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sindicato Regional do Imobiliário e Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais puderam conhecer os principais investimentos da Empresa.

Comitiva conhece o FAP 2000 - maior forno para produção de carvão vegetal do mundo

O roteiro de visitas começou com uma apresentação sobre o Aço Verde, produto final da Aperam South America, que utiliza como matéria-prima o carvão vegetal produzido pela BioEnergia. “Fazemos parte do processo de produção do Aço Verde. E tudo começa aqui no Vale do Jequitinhonha, com as florestas de eucalipto 100% renováveis, com o investimento em ações e projetos que promovam o desenvolvimento das nossas comunidades e com novas tecnologias que nos trazem ganho de produtividade e protejam o meio ambiente”, detalhou o gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima.

Avanços

As etapas do processo de produção do carvão vegetal também foram detalhadas pelos especialistas da Aperam BioEnergia durante o roteiro de visitas. Começando pela área de colheita no talhão próximo ao aeroporto de Capelinha, passando por uma área degradada em processo de recuperação na região do Galego e pela área de plantio, até chegar à carbonização da madeira na Unidade de Produção de Energia (UPE) Palmeiras, em Turmalina.

As novas tecnologias implantadas na unidade produtiva de Turmalina também foram apresentadas aos visitantes. O novo forno FAP 2000, maior do mundo para a produção do carvão vegetal, e o queimador de gases, capaz de reduzir a emissão de fumaça na atmosfera, foram inaugurados em março. Com os novos equipamentos, a Empresa e a região do Vale do Jequitinhonha se destacam pelo uso de tecnologias inovadoras e sustentáveis.

Dentro a programação da visita, a comitiva também teve a oportunidade de ver de perto uma área degradada em processo de recuperação.

Diálogo aberto

Para o empresário e vice-presidente do Sindicato do Mobiliário e Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG) – Regional de Turmalina, Ismael Alves de Oliveira Rocha, o momento trouxe oportunidade de dialogar com a Empresa sobre formas de promover também o desenvolvimento das associações e sindicatos em geral. “A Aperam BioEnergia apresentou grande avanço nos últimos anos. A alta tecnologia e a segurança empregados na produção de carvão vegetal me surpreenderam. Também merece destaque a contratação de empresas da região para implantação das novas tecnologias, gerando emprego e renda aos municípios”, enfatizou Ismael.

O presidente da Câmara Municipal de Turmalina, vereador Warlen Francisco da Silva, também participou da visita à Aperam BioEnergia e parabenizou a Empresa por estar aberta ao diálogo com as comunidades e representantes do poder público. “A iniciativa de abrir espaço para a população conhecer os seus processos internos é muito boa. É possível notar que há grande preocupação com a segurança dos empregados e que a Empresa evoluiu muito nos últimos anos, por investir em diversas tecnologias”, concluiu.

Compartilhar:
plugins premium WordPress