Curso de Recuperação de Nascentes capacita produtores de Mandingueiro – Itamarandiba
ITAMARANDIBA – Entre os dias 23 e 25/11, um grupo de 13 agricultores da comunidade de Mandingueiro participou de mais uma edição do curso de recuperação de nascentes. Oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR Minas) em parceria com a Aperam BioEnergia, o treinamento já capacitou centenas de produtores do Vale do Jequitinhonha. Mais de 30 nascentes da região já foram recuperadas desde 2015, quando o projeto teve início. A iniciativa integra o Programa de Cursos e Capacitações da Aperam BioEnergia, que visa a ampliar as oportunidades de crescimento nas regiões onde a Empresa atua.
Durante o curso oferecido em Mandingueiro, comunidade pertencente a Itamarandiba, os produtores foram capacitados a identificar e proteger as nascentes. Por meio do treinamento, os produtores também aprenderam a cercar e limpar as áreas, controlar a erosão e a replantar espécies nativas para recuperar as nascentes. A presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Mandingueiro, Marivone Nerci Chaves, participou do treinamento e conta que o resultado foi de três dias de muito aprendizado. “O curso foi proveitoso e todos os participantes estavam atentos ao conteúdo e com muita vontade de aprender. Aprendemos a recuperar as nascentes e, principalmente, a importância de preservar o que é nosso”, diz Marivone.
Além do curso, outras ações já estão sendo organizadas para que o aprendizado do treinamento seja expandido para outros setores de Mandingueiro. Segundo a produtora, em breve será agendada uma data para a realização de uma palestra educativa na escola local, voltada aos alunos e aos moradores da comunidade.
Também estão sendo planejados mutirões para a retirada do lixo ao redor da nascente e para o plantio de mudas nativas. Estas ações complementares também contarão com o apoio da Aperam BioEnergia.