Novidades da Aperam

Comunidades engajam em ações do projeto Dê Alças à Reciclagem

21/06/2018

Com o apoio da Aperam BioEnergia, do Senar-MG e Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, moradores de Santa Joana e Setúbal, de Itamarandiba, fazem produtos com materiais recicláveis

Proteger o meio ambiente reduzindo o descarte de resíduos e incentivar o desenvolvimento das comunidades do Vale do Jequitinhonha são as máximas que regem o projeto “Dê alças à reciclagem”. Criado e conduzido pela Aperam BioEnergia, a proposta tem o objetivo de reaproveitar materiais frequentemente consumidos pela Empresa e pela população e, sobretudo, viabilizar uma alternativa de trabalho para as comunidades localizadas no entorno da BioEnergia.

Com a metáfora da frase popular “dê asas à imaginação”, o nome do projeto “Dê alças à reciclagem” traduz o seu principal objetivo: reutilizar banners de campanhas da Aperam BioEnergia como matéria-prima para produzir sacolas retornáveis.

O projeto foi lançado em novembro de 2017 com o intuito de fomentar mais uma atividade profissional para os familiares dos integrantes da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Setúbal. A associação já havia recebido seis capacitações de “Confecção de peças íntimas”, “Roupa Feminina” e “Roupa Masculina”, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), com parceria da Aperam BioEnergia e Sindicato dos Produtores Rurais do Município. Em 2016, a associação foi contemplada com recursos do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita, para adquirir 11 máquinas de costura.

Na primeira remessa, as costureiras de Setúbal  produziram 300 bolsas com os banners doados pela Aperam BioEnergia. As sacolas foram compradas pela Empresa e distribuídas aos participantes da Convenção das Ambições, evento interno realizado pela Aperam. Com as sobras das lonas, as costureiras produziram também 40 aventais, como forma de criar novos produtos para venda.

Novas possibilidades

No desdobramento do projeto, a Aperam BioEnergia envolveu a comunidade de Santa Joana em mais uma iniciativa socioambiental: transformar garrafas PET em vassouras. A atividade foi ensinada à nove moradores durante o curso de “Reciclagem de garrafa PET”, ministrado pelo Senar-MG, em parceria com a Empresa e os Sindicatos dos Produtores Rurais de Itamarandiba. A Aperam BioEnergia em parceria com o SENAR está programando a extensão do Projeto, com treinamento para as Associações/Entidades dos municípios de Capelinha, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

O treinamento ensina a fazer desde um maquinário artesanal para corte das garrafas PET, as vassouras, até produtos para aproveitar inteiramente cada garrafa. Depois de selecionar as tiras para fazer as vassouras, as sobras são reaproveitadas e viram móbiles e as tampas fuxicos.

Para a auxiliar de serviços gerais, que fez o curso de Reciclagem de PET, Clarice Alves Gonçalves, de 35 anos, o curso abriu nova perspectiva de aumentar a renda da família. “Tem sido uma experiência muito boa trabalhar com a reciclagem. Não foi difícil, como imaginei que seria. Foi fácil e prazeroso. Não queremos parar por aqui. O nosso grupo, que participou do curso, quer continuar, estamos buscando apoio para pôr a ideia para frente”, declara a moradora de Santa Joana.

Na avaliação do gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, a reciclagem é mais uma importante ação de proteção do meio ambiente e está nos apresentando ser excelente oportunidade de geração de renda. “Além de fomentar o trabalho, com a campanha da arrecadação de garrafas exercemos um importante papel para a preservação ambiental, deixando de descartar resíduos plásticos. Poucos sabem, mas seu descarte inadequado representa um enorme perigo para o meio ambiente”, alerta Raimundo.



Coleta de materiais

Para produzir uma vassoura, são necessárias 16 garrafas PET A Aperam BioEnergia conta com a participação da comunidade e de seus empregados para arrecadação de garrafas PET.  Quer ajudar? As garrafas pet podem ser entregues nos pontos de coleta abaixo. Já os banners em lona devem ser entregues apenas nos escritórios de Capelinha e Itamarandiba.

  •         Escritório da Aperam BioEnergia – Itamarandiba
  •         Escritório da Aperam BioEnergia – Capelinha
  •         Escola Estadual São João Batista – Itamarandiba
  •         Escola Estadual Coronel Jonas Câmara – Itamarandiba
  •         Associação Amar e Renascer (AAMAR) – Itamarandiba
Compartilhar:
plugins premium WordPress