Comunidades de Minas Novas aprendem a fazer horta caseira
10/04/2018
Técnicas para o cultivo de hortaliças e tubérculos foi tema de curso do Senar-MG, realizado em parceria com a Aperam BioEnergia, na primeira semana de abril
Para ter legumes e verduras orgânicos e de boa qualidade em casa, é possível cultivá-los no próprio quintal ou em grandes terrenos. As técnicas para o cultivo de uma horta caseira foram ensinadas aos moradores das comunidades de Palmital e Cruzinha, de Minas Novas, durante o curso de Trabalhador Agrícola na Oleicultura Convencional/Implantação, conhecido como Horta Caseira, entre os dias 02 e 07/04. Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), em parceria com a Aperam BioEnergia, o curso reuniu 24 moradores das comunidades em duas turmas.
A dona de casa Amanda Leres de Almeida, de Palmital, conta que a participação no curso de Horta Caseira lhe despertou o desejo de destinar um espaço do seu quintal para criar a sua própria horta. “Sempre tive dificuldade de cultivar hortaliças. Depois do curso, acredito que vai ser mais tranquilo cultivar alimentos orgânicos em casa. Vamos poder oferecer uma alimentação mais saudável para todos, em especial para meu filho João Miguel, de 2 anos. Gostei muito da programação do curso, da organização e da forma prática da instrutora ensinar”, revelou a dona de casa.
O gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, ressalta que a capacitação sobre hortas caseiras oferecem às comunidades mais qualidade de vida e economia. “Quando aprendem a cultura de verduras e legumes, as famílias rurais não precisam comprar esses alimentos. Além disso, os produtos excedentes podem ser vendidos e gerar renda para as famílias”, enfatiza o gestor.
Segundo a instrutora do Senar-MG Silene Alves Gandra, o curso ensinou, na prática, todas as etapas para o cultivo de horta de verduras, legumes, raízes, bulbos, tubérculos e frutos. “No curso, as famílias participantes aprendem técnicas e informações sobre produção de mudas e substratos, planejamento da horta, calendário de plantio e rotação de cultura e propagação vegetativa”, detalhou a instrutora.