Comunidades de Itamarandiba aprendem a fazer horta caseira
10/07/2017
Com o apoio da Aperam BioEnergia, Senar-MG ensina técnicas para o cultivo de hortaliças e tubérculos em casa
O cultivo de verduras folhosas, legumes, raízes, bulbos, tubérculos e frutos foi tema do curso ministrado aos moradores das comunidades de Santa Joana e Dom Serafim, em Itamarandiba, na última semana. Ao todo, 23 participantes aprenderam o ofício durante o curso de Hortas Caseiras, ou Olericultura, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), em parceria com a Aperam BioEnergia.
Nos dias 3 a 5 de julho, 12 moradores de Santa Joana conheceram técnicas para cultivar uma horta em casa. De 4 a 8 de julho, foi a vez de 11 moradores da comunidade de Dom Serafim aprenderem as técnicas da Olericultura. Para incentivar os moradores das comunidades a darem continuidade ao aprendizado, cada participante recebeu um kit com envelopes de sete tipos de sementes de hortaliças, produzidas no inverno.
Segundo o gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, o treinamento de Hortas Caseiras teve como objetivo ensinar o cultivo de hortaliças e legumes para proporcionar uma alimentação saudável aos moradores das comunidades de Itamarandiba. “As hortas caseiras vão oferecer aos moradores de Santa Joana e Dom Serafim mais qualidade de vida e economia, pois eles não vão precisar comprar hortaliças e legumes. Cultivando hortas em casa, a comunidade também poderá ter uma fonte de renda com a venda dos alimentos excedentes”, detalhou o gestor.
Para o presidente da Associação Comunitária de Dom Serafim e líder da Rede de Relacionamento, Geraldo Alves, o curso foi mais uma ação da Aperam BioEnergia em benefício das comunidades de Itamarandiba. “Somos muito gratos à Aperam pelo curso. Sabemos o quanto a Empresa se preocupa não apenas com o seu negócio, mas também com o desenvolvimento de Itamarandiba e região. Assim como esse curso de Horta Caseira, a Empresa está sempre em busca de ações em prol da nossa e de outras comunidades”, declarou.