Novidades da Aperam

Com programa PROGEARTE ofertado pela Aperam BioEnergia, Fundação Aperam Acesita e entidades, artesãos de Itamarandiba têm a oportunidade de aumentarem a renda

16/08/2023

A Aperam BioEnergia, Fundação Aperam Acesita, juntamente com o Sistema FAEMG/SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, promoveu no dia 31 de Julho, em Itamarandiba, o lançamento do Programa de Gestão do Artesanato (PROGEARTE). Dentre seus objetivos centrais, o projeto visa apoiar e valorizar o processo produtivo do artesanato local, aumentando a renda dos grupos de artesãos, por meio de estratégias de gestão e marketing.

O PROGEARTE conta com uma carga horária de 192 (cento e noventa e duas) horas, distribuídas em nove módulos, sendo eles:  Diagnóstico, Empreendedorismo, Gestão Financeira, Marketing, Monitoramento e Orientação Profissional, Marketing Digital, Associativismo e ao final será organizado uma feira de exposição dos artesanatos trabalhados no programa.  

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, Valdivino Gandra, o PROGEARTE é um programa de grande valia para os artesãos do Município itamarandibano, tem muito a agregar com conhecimentos múltiplos que vem a beneficiar no segmento qualidade, lucratividade e comercialização de artesanatos. Vale destacar que o programa vem de uma iniciativa junto à Fundação Aperam Acesita, a qual é grande parceira em projetos que fomentam iniciativas de desenvolvimento econômico e social da região.

Já a artesã Maria Aparecida Alves dos Santos (Cida), Presidente da Associação dos Artesãos de Itamarandiba, disse sobre a importância do PROGEARTE. “As minhas expectativas são as melhores, primeiro porque um dos objetivos que eu tenho para alcançar na associação é conseguir a nossa identidade cultural. E esse curso vai nos nortear como vamos encontrar a forma de representar no artesanato a nossa cultura aqui de Itamarandiba. Inicialmente é realizado um diagnóstico, por uma pessoa que é referência no artesanato  e que tem muitos conhecimentos na área. Rhavi é instrutor do Senar, presidente da Federação dos Artesãos de Minas Gerais, vice-presidente do Conar Brasil e um ótimo professor. Ele chegou agora, nesse primeiro módulo, estamos fazendo somente o diagnóstico. Esse curso vai cair para nós como uma luva, para assim conseguirmos essa identidade cultural na nossa cidade. Quando as pessoas falam de referências, Turmalina por exemplo é a cerâmica; Diamantina é o tapete de arraiolo, sempre pensei a hora de falar de certo artesanato, vamos lembrar de Itamarandiba. Eu acredito que esse curso vai nos nortear muito, e com certeza vai fazer a diferença para nós. Se no curso, conseguirmos criar a nossa identidade, estaremos muito avançados para tornar Itamarandiba uma referência do artesanato, com certeza. Essas são as minhas expectativas, claro que eu tenho que agradecer muito a Aperam, que está patrocinando isso, o Senar está coordenando o curso e a Casa de Cultura que nos abraça”. Disse Cida. 

Compartilhar:
plugins premium WordPress