Ciência em Movimento
Após três dias de muito conhecimento, o projeto Ciência em Movimento terminou na última quinta-feira (22), em Capelinha, com um saldo muito positivo. A iniciativa, realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) em parceria com a Aperam BioEnergia, levou conhecimento científico e informação para cerca de 890 alunos de escolas da região. Utilizando um caminhão itinerante, o projeto tem uma linguagem acessível e exposições interativas para divulgações de temas relacionados às áreas de atuação da Funed: animais peçonhentos (morfologia e diversidade animal), biotecnologia e suas aplicações, produção de medicamentos e soros antipeçonhentos, análises de alimentos, doenças tropicais (dengue, leishmaniose e doença de chagas) e história da saúde pública no Brasil. O projeto também contou com o apoio de um grupo de empregados voluntários da Aperam BioEnergia.
Nos três dias que esteve em Capelinha, o projeto atuou junto às escolas da região. A professora da Escola Estadual Professora Geralda Otoni, Neusa Martins, conta que os alunos ficaram muito curiosos com a exposição. “Eles fizeram muitas perguntas, tiraram dúvidas e aprenderam o que é verdade e o que é mito”, disse. Neusa também parabenizou a Aperam BioEnergia e a
Funed pela iniciativa. “Esperamos ter outras oportunidades como essa”, afirmou. Já a professora do Centro Educacional Crescer, Maria das Dores, disse que foi um momento de muito aprendizado e conhecimento, fazendo a diferença na vida dos alunos. Oportunidades assim fazem toda diferença entre teoria e prática”, concluiu.