Brincar Cultural é realizado em Comunidades de Influência da Aperam BioEnergia
O projeto Brincar Cultural, iniciativa desenvolvida pelo Projeto Semear Esperança de Carbonita – Prosesc, acaba de iniciar suas atividades em cinco comunidades de influência da Aperam BioEnergia, por meio do Diálogo Comunidade.
O Brincar Cultural tem como objetivo ampliar a oferta de espaços de lazer e resgate cultural que contribuam para o fortalecimento de vínculos e da identidade individual e comunitária.
A ação está sendo desenvolvida nas comunidades de Contrato e Dom Serafim, no município de Itamarandiba; Ribeirão da Folha e Palmital, no município de Minas Novas, e Atoleiro, no município de Veredinha, comunidades que mencionaram diagnóstico socioeconômico como um dos maiores desafios a manutenção e o resgate de sua cultura local.
O projeto consiste em ações comunitárias itinerantes de cultura e lazer, implementação de ações de fomento à cultura local, além de criar uma agenda comunitária de atividades para o público das regiões em que o Brincar Cultural irá atender.
“O Projeto Brincar Cultural é uma iniciativa da Aperam BioEnergia que surgiu em resposta às demandas culturais e de lazer identificadas por meio do Diálogo Comunidade. O projeto prioriza o que é fundamental para as comunidades, a ampliação dos espaços comunitários de encontro e convivência inclusiva, por meio da interlocução e ação conjunta do brincar e da valorização cultural. Em setembro, o projeto foi apresentado e validado pelas comunidades, afirmando que a iniciativa vai ao encontro das demandas apresentadas”, pontua Valdirene Ferreira, coordenadora técnica do projeto.
Fortalecer e sistematizar o diálogo constante e proativo junto às comunidades de influência da Aperam BioEnergia também figura entre os principais objetivos do projeto Diálogo Comunidade, que foi implantado pela empresa no Vale do Jequitinhonha. De caráter itinerante, os encontros perpassam pelas comunidades onde a Aperam BioEnergia está presente, como Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Veredinha e Turmalina.
“Há exatamente um ano, lançamos o Diálogo Comunidade como forma de estreitar ainda mais os laços com a comunidade no Vale do Jequitinhonha. Por meio dos resultados do Diagnóstico Sócio Econômico – DSE realizado pela empresa, traçamos estratégias junto à comunidade, validando estratégias para o desenvolvimento local”, recorda o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.
O Brincar Cultural é uma iniciativa da Fundação Aperam Acesita, e conta com o apoio do Prosesc, que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com atuação preponderante na Assistência Social, com interfaces nas políticas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer.