Inauguração da Fábrica de Rapadura na comunidade do Bonfim
Projeto irá contemplar 15 famílias de pequenos produtores
A tarde do dia 19/10 foi de muita alegria e celebração para a Associação Comunitária de Bonfim. Juntamente à Aperam BioEnergia, Fundação Aperam Acesita, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) e parceiros, a entidade participou do evento de conclusão/inauguração do projeto de instalação da Agroindústria de Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo. Também estiveram presentes os vereadores Lourdes Gomes Vieira, Valdir Bispo, Heli e Douglas Gandra; toda a diretoria e associados da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Bonfim e Adjacências e, da Aperam, o Gestor de Relações com as Comunidades, Raimundo Lima, e as analistas de Relações com as Comunidades, Fernanda Correia e Regisllainy Cobucci.
A iniciativa contou com recursos do edital de projetos da Fundação Aperam Acesita e foi viabilizada em parceria com a Emater-MG. Em Bonfim, a instalação da Agroindústria de Rapadura irá contemplar 15 famílias de agricultores com renda per capita de até R$ 80. No total, serão beneficiadas diretamente 75 pessoas.
Além de promover a inclusão social, o projeto incentiva a busca de autonomia das famílias e a geração de emprego e renda. Segundo o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Bonfim e Adjacências, Oscar Fabino Honório, o local irá impulsionar a produção e gerar mais oportunidades. “A fábrica de rapadura foi uma das coisas mais importantes que aconteceram na comunidade. Através dela, beneficiaremos todas as famílias de produtores que agora passam a contar com um local adequado, com mais conforto e de fácil acesso para todos. Além disso, a Agroindústria também vai ajudar nas festas e eventos que gostamos de promover, sempre servindo o nosso delicioso caldo de cana”, disse.
Infraestrutura
Durante o evento de inauguração da Agroindústria, os convidados puderam conhecer a estrutura do local, que conta com maquinário para agregar valor à produção e aumentar a renda dos produtores. Com o apoio da Aperam BioEnergia e outros parceiros, o imóvel da fábrica, antes ocioso, foi reformado por meio de mutirão com mão de obra voluntária da comunidade e supervisionado pela Associação Comunitária de Bonfim.
Com a inauguração do local, os produtores também terão acompanhamento técnico da Emater-MG para aperfeiçoar as atividades. Na ocasião do evento, o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, ressaltou que o edital de projetos da Empresa, já em sua sexta edição, reafirma o propósito de promover o desenvolvimento de iniciativas sociais voltadas às comunidades situadas nas áreas de atuação da Aperam.
Vitorino também salientou a importância que os produtores tiveram para viabilizar o projeto, já que toda obra foi realizada de forma voluntária pelos moradores da comunidade. “Sabemos que toda comunidade possui muitas demandas e não conseguiremos concretizar todas. Mas, se todos fizerem sua parte, conseguiremos realizar várias boas ações para o desenvolvimento das comunidades. Em Bonfim, a característica do associativismo merece ser elogiada. A união de todos foi fundamental para o projeto”, concluiu.