Novidades da Aperam

Aperam é destaque na Feragro 2017

08/05/2017

Empresa apresenta cadeia sustentável de produção do aço verde, soluções em aço inox para o setor do agronegócio, além de ações de incentivo às comunidades do Vale do Jequitinhonha durante a consolidada feira de agronegócio do nordeste mineiro

A Aperam marcou presença na segunda edição da Feira Regional de Máquinas, Equipamentos e Insumos Agropecuários – Feragro 2017, realizada na última quinta e sexta-feira (04 e 05/05), em Capelinha. Voltada para produtores rurais, empresários e comunidades  do Vale do Jequitinhonha, o evento, considerado uma das maiores feiras de exposições do nordeste mineiro, foi promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Capelinha (ACIAC), Emater-MG, Prefeitura Municipal e Sebrae-MG.

Visão interna do estande da Aperam na Feragro 2017

Como uma das maiores empresas da região, que investe significativamente em ações e projetos de sustentabilidade nas comunidades do seu entorno, a Aperam BioEnergia reforçou o time da Aperam South America no estande da Empresa durante o evento. A cadeia sustentável de produção do aço verde, além de soluções em aço inox para o setor do agronegócio e iniciativas para o desenvolvimento das comunidades do Vale do Jequitinhonha deram a tônica da apresentação da Aperam durante a Feragro deste ano.

Representando as associações de apicultores do Vale do Jequitinhonha, Daniel dos Santos Fernandes da Associação Apícola de Itamarandiba (Apita), também recepcionou os visitantes da Feragro no estande da Aperam. “Boa parte do público que recebemos se surpreendeu com os projetos e ações que a Aperam BioEnergia, por meio da Fundação Aperam Acesita, promovem nas comunidades do Vale do Jequitinhonha. A cadeia produtiva do mel da nossa região tem se destacado nacionalmente graças aos incentivos viabilizados pela Empresa e pela Fundação, com a cessão dos pastos apícolas nas florestas de eucalipto, recursos para capacitações, participação em congressos, entre outros”, afirmou o apicultor.  

Alunos do projeto Menor Aprendiz no estande da Aperam

Conhecimento compartilhado

Além do estande como patrocinadora da feira, a Aperam participou do espaço de palestras disponibilizado aos participantes da Feragro 2017. A “Produção Sustentável do Aço Verde” foi o tema da palestra conduzida pelo presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, na tarde da última sexta-feira (05/05). “Tivemos a oportunidade de mostrar que a Aperam está em todo o mundo e que a produção do carvão vegetal feita pela Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha, é apenas o começo da cadeia produtiva do Aço Verde, que são os aços inoxidáveis, carbono e elétricos, produzidos a partir de florestas 100% renováveis. Além disso, mostramos que a Aperam também está inserida no agronegócio com soluções ambientalmente sustentáveis e múltiplas aplicações do aço inox”, enfatizou Venilson.

Venilson Vitorino fala sobre a produção sustentável do carvão vegetal

Agronegócio

Além de detalhar o desenvolvimento da cadeia produtiva do Aço Verde, a Empresa também aproveitou a sua presença na Feragro 2017 como oportunidade para apresentar as aplicações do aço inox em equipamentos utilizados no agronegócio. A palestra “Aço Inox no Agronegócio” foi ministrada pelo engenheiro de aplicação da área comercial da Aperam em São Paulo, Tiago Lima.

“Cumprimos o nosso objetivo de apresentar as principais aplicações do aço inox já oferecidas ao mercado e o grande potencial da Aperam em desenvolver produtos que atendam aos diversos setores dentro do agronegócio. Com a participação na Feragro, passamos a vislumbrar a ampliação de produtos no agronegócio, com oportunidades na criação de determinados equipamentos utilizados para a produção de café e milho, por exemplo, em aço inox, em função da sua característica de maior resistência à corrosão aliada a resistência ao desgaste”, explicou Tiago.

Carretinha de Inox no estande da Aperam

Para o gerente da Aperam Serviços Timóteo, Moacir Caetano Filho, a Empresa visa conquistar cada vez mais espaço no agronegócio. “O consumo do mercado brasileiro de aço inox é considerado baixo, de apenas 1,2kg per capita, o que significa que temos muito espaço para expandir. Atenta ao franco desenvolvimento do agronegócio, a Aperam está ampliando o seu portfólio de produtos voltados para o setor, sugerindo a substituição do aço carbono pelo aço inox”, pontuou. “Como exemplo, os apicultores do Vale do Jequitinhonha, que já utilizam o material nos equipamentos de processamento do mel, em função da assepsia proporcionada pelo inox”, informou.

Compartilhar:
plugins premium WordPress