Aperam cede área para instalação de antena de TV Digital em Veredinha, beneficiando cerca de 6 mil moradores da cidade
12/01/2023
A Aperam BioEnergia assinou, na última terça-feira, 10 de janeiro, contrato de comodato com a prefeitura de Veredinha para concessão de uma área da empresa ao município, onde será instalada uma antena de TV digital que vai garantir o acesso aos canais abertos de televisão a toda a população. Trata-se de uma área com 100 m², localizada na Fazenda Ribeirão Santo Antônio Parcela – D (Região da Pontezinha), S/N, Zona Rural de Veredinha.
“Primeiramente, se não tivéssemos essa cooperação da Aperam, não conseguiríamos cumprir as determinações do Ministério das Comunicações, e o município poderia perder o sinal digital, prejudicando muito a população”, afirma o prefeito de Veredinha, Edilson Nunes de Araújo.
De acordo com as especificações técnicas do ministério, a área pertencente à empresa é o único ponto que atenderia à demanda. “O acordo fortalece uma parceria que tem dado muito certo, entre a Aperam, sempre de portas abertas para nós, e o município”, disse o prefeito.
A gerente da Aperam BioEnergia, Rhayssa Caires, afirma que a parceria com a prefeitura é importante não só para comunidade, mas para a empresa também. “Poder contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que atuamos é extremamente gratificante, é nosso papel principal nas relações sociais”.
Rhayssa lembra que a Aperam tem atuação constante na cidade de Veredinha, e essa parceria com a prefeitura só fortalece mais essa sinergia. “Estamos felizes em saber que a TV digital está chegando na casa de nossos colaboradores e de toda comunidade através de um trabalho conjunto, Aperam e Prefeitura. Espero que novos contratos sejam selados e que possamos contribuir com o desenvolvimento e crescimento de Veredinha”, disse ela, na solenidade.
De acordo com dados do Ministério das Comunicações, o país tinha em 2021 um total de 1.638 municípios que contavam apenas com sinal analógico. Para mudar essa realidade, o governo federal lançou o “Digitaliza Brasil”, com investimentos de R$ 3,6 bilhões. Minas Gerais está na lista dos Estados contemplados na primeira fase do programa, abrangendo 28,7% do total de municípios que serão atendidos, o que corresponde a um montante de cerca de R$ 200 milhões. A meta do programa federal é que assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem será realidade em praticamente todas as cidades do Brasil até 31 de dezembro de 2023.
Balanço divulgado pelo ministério em dezembro de 2022 mostra que, desde o lançamento do programa, em 2021, mais de 1.400 prefeituras assinaram o termo de adesão, e 592 ativaram estações digitais.