Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia, Senar e Sindicato dos Produtores Rurais promovem curso em Itamarandiba

27/11/2019

Parceria resultou na capacitação em Operação e Manutenção de Motosserras oferecida aos  internos da Associação Amar e Renascer 

Entre os dias 18 e 20 de novembro, a Associação Amar e Renascer (mais conhecida como Fazenda AAMAR) recebeu o curso Operação e Manutenção de Motosserras. A capacitação foi desenvolvida pelo Senar Minas, em parceria com a Aperam BioEnergia e Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, teve carga horária de 24h e contou com nove alunos, da Fazenda.

O responsável por ministrar o curso foi o instrutor Valdivino Gandra. Dentre outros tópicos, foram abordados: a legislação que rege a atividade, segurança no trabalho, cuidados com o manuseio do equipamento, técnicas de corte, além de responsabilidade ambiental e segurança do operador.

Com relação ao desempenho dos participantes, o instrutor reforçou que os alunos são exemplos de superação. “Nós inserimos no curso, além da parte técnica, o lado motivacional, que ajuda a elevar a autoestima. Mostramos que são capazes. Muitos deles superando suas barreiras psicológicas e físicas. Uma vez capacitados, poderão ter possibilidade de ingressarem no mercado de trabalho quando retornarem à sociedade”, comentou Gandra.

Solidariedade conjunta

A parceria da BioEnergia com as instituições da região permite beneficiar diversas comunidades na área de atuação da Empresa. Valdivino Gandra, que também é presidente do Sindicato do Produtores Rurais de Itamarandiba, enalteceu o envolvimento da BioEnergia com os trabalhos realizados pelo sindicato.

“Temos trabalhado o lado social, levando qualificação e oportunidade de complemento de renda às comunidades, e o lado ecológico/ambiental por meio do controle biológico participativo de pragas do eucalipto e da recuperação e proteção dos recursos hídricos. Essa parceria é importante e de resultados gratificante para nós”, reforçou Gandra.

O gestor de Responsabilidade Social da BioEnergia, Raimundo Lima, acrescentou o compromisso da Empresa com o incentivo ao desenvolvimento da região. “Nossas ações de parceria visam contribuir com o desenvolvimento sustentável do Vale do Jequitinhonha. Por isso, investimos na capacitação de pessoas e na preservação do meio ambiente”, pontuou Lima.

Fazenda AAMAR

A Associação Amar e Renascer é uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de  recuperação de dependentes químicos, devolvendo a dignidade das pessoas que querem dar a “volta por cima”, começar uma vida nova e renascer para sociedade. Acredita-se que todos merecem uma nova oportunidade perante a sociedade, sua família e, principalmente, uma nova oportunidade para si mesmo resgatando a autoestima e confiança na sua capacidade.

Compartilhar: