Aperam BioEnergia recebe visitas de estudantes de Capelinha e Itamarandiba
Por meio do projeto Conhecendo a Aperam BioEnergia, os visitantes conheceram o processo de produção sustentável do carvão vegetal e o conceito de Aço Verde
Nos dias 5, 10 e 11 de setembro, mais de 80 estudantes da rede estadual de ensino de Capelinha e Itamarandiba, divididos em três turmas, visitaram a Aperam BioEnergia, pelo projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia”. O objetivo das visitas é apresentar aos alunos e professores o processo de produção sustentável do carvão vegetal, sua função como matéria-prima na cadeia produtiva do Aço Verde Aperam – fabricado pela Aperam South America, em Timóteo – a evolução tecnológica, bem como os projetos desenvolvidos na região, programas de seleção interna, crescimento e segurança dos empregados.
Em Capelinha, as visitas da Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo foram no dia 5, com 31 participantes, e no dia 10, quando 18 pessoas visitaram a BioEnergia. O cronograma iniciou com a apresentação do conceito Aço Verde Aperam e vídeo de segurança. Em seguida, foram recebidos no setor de Meio Ambiente, onde conheceram o trabalho de recuperação de área na região do Galego. Logo após, visitaram o setor de Colheita Florestal, onde foi apresentada a máquina Feller, que realiza o corte do eucalipto. O destino final foi a Unidade de Produção de Energia Renovável (UPER) Pontal.
A visita da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra, com 32 participantes, foi realizada no dia 11 de setembro, em Itamarandiba. Os visitantes foram recepcionados com as boas-vindas da equipe Aperam BioEnergia, assistiram a apresentação do conceito Aço Verde Aperam e do vídeo de segurança. Na sequência, conheceram o laboratório Entomológico, onde foi apresentado o trabalho de controle biológico de pragas, depois a área de Melhoramento Genético, finalizando no Viveiro de Produção de Mudas.
Aprendizado e memória
Segundo a professora Deise Pinheiro, que leciona História na Escola Domingos Pimenta de Figueiredo e acompanhou a primeira turma, a visita trouxe lembranças da infância. Quando criança, a docente também visitou a Empresa, que na época tinha outro nome. “Pude relembrar a primeira visita, há 42 anos, quando eu era estudante. Foi muito bom poder presenciar a evolução e desenvolvimento tecnológico. A emoção de ver isso novamente foi imensurável”, relatou a professora
Sobre o aprendizado da turma, a educadora acrescentou que em todos os momentos os alunos se mostraram interessados com tudo que viram. Dos muitos pontos da visita, a professora destacou a preocupação da BioEnergia com a segurança. “Recebemos e fomos orientados a usar equipamentos de proteção individual em todo o roteiro”.
Um dos educadores que acompanhou a turma da E. E. Mestra Bezinha Gandra foi a professora de Português, Valdimeira Abreu, que agradeceu a oportunidade de conhecer de perto a Aperam BioEnergia. “As informações foram diferenciadas e, certamente, acrescentou muito ao conhecimento que tínhamos sobre a empresa”, disse a docente, que desenvolve um trabalho com os alunos sobre perspectiva de futuro. “O momento da visita foi enriquecedor para a ação que tenho realizado em sala de aula”, acrescentou.
Visão de futuro
Desde o lançamento do projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia”, diversas escolas, instituições públicas e privadas, entidades de classes e demais públicos tiveram a oportunidade de conhecer a Empresa de perto.
Para o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, abrir as portas da Empresa é sempre uma satisfação. “Consideramos importante que a comunidade possa conhecer nossa atuação. Investimos em tecnologias sustentáveis para produção de carvão vegetal e é importante ampliar o conhecimento sobre o assunto. Quando recebemos visitantes, fazemos questão de mostrar o processo de trabalho, especialmente para os jovens estudantes que um dia, quem sabe, podem vir trabalhar conosco”, pontuou.
Aço Verde Aperam
O nome refere-se à qualidade do aço produzido dentro dos princípios da sustentabilidade, graças à cadeia produtiva da Aperam BioEnergia, que credencia a Aperam South America como única produtora mundial de aço com 100% de carvão vegetal, proveniente de florestas renováveis de eucalipto. Desde a fase do melhoramento genético à carbonização da madeira, prevalece um rigoroso processo para reduzir a emissão de fumaça, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas.