Aperam BioEnergia recebe grupo de estudantes de Capelinha
Iniciativa faz parte do projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia” para apresentar à comunidade os processos sustentáveis desenvolvidos pela Empresa
A Aperam BioEnergia recebeu mais uma comitiva de visitantes pelo projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia”, na última terça-feira (23/05), em Capelinha. O grupo formado por 30 estudantes do 9º ano e três professores da Escola Estadual Sebastião Peçanha de Oliveira, da comunidade de Chapadinha, de Capelinha, pôde conhecer os processos sustentáveis para a produção do carvão vegetal, as tecnologias ambientais utilizadas pela Aperam e as áreas reflorestadas pela Empresa.

A visita começou com uma breve apresentação sobre a empresa e, em seguida, os alunos foram conduzidos para a Unidade de Produção de Energia Pontal, onde puderam observar o processo de produção do carvão vegetal. De lá, o dia de campo continuou com uma visita às áreas reflorestadas e que estão em fase de recuperação pela Aperam BioEnergia.
Para a estudante Tayssa Camargos Rodrigues, a visita foi surpreendente e lhe permitiu entender melhor o processo de produção do carvão vegetal. “O profissionalismo dos empregados da Aperam BioEnergia e a preocupação da Empresa com a preservação ambiental e responsabilidade social no processo de produção do carvão são admiráveis”, elogiou a aluna.
Na avaliação do professor Renyo Yvan Rodrigues Ribeiro, que acompanhou o grupo de estudantes durante a visita, o dia de campo foi uma verdadeira aula. “No que se refere à Matemática, a partir da visita, vamos utilizar exemplos do processo de produção da Aperam BioEnergia, como cálculo de porcentagem de madeira convertida em carvão, razão e proporção de mistura de líquido pirolenhoso, dimensionamento de área, entre outros temas, nas nossas aulas. Tudo que conhecemos lá irá ampliar a abordagem do conteúdo que será ministrado à turma”, afirmou.
Os temas globalização e práticas sustentáveis foram os mais aprofundados pelos estudantes durante a visita, segundo o professor Antônio Nunes da costa. “A visita técnica atingiu plenamente os objetivos. Os alunos não somente constataram na prática o conhecimento adquirido na atividade acadêmica, como ampliaram conceitos sobre sustentabilidade, agregaram valores pessoais e saíram motivados com expectativas para inserção no mercado de trabalho”, avaliou.
Também professor da Estadual Sebastião Peçanha de Oliveira, Renato Assis de Almeida reconheceu o empenho da Aperam BioEnergia pelo trabalho feito com as comunidades do entorno da Empresa. “Saímos da visita com mais conhecimento sobre a produção do carvão e, principalmente, sobre responsabilidade ambiental, social e cidadania. O belo trabalho desenvolvido pela Empresa com a comunidade escolar e moradores das cidades onde atua tem nos ensinado muitas lições”, revelou.
Novas visitas
Ao longo do ano, a Aperam BioEnergia agendará outras visitas com objetivo de apresentar o processo de produção sustentável do carvão vegetal para a comunidade, representantes do setor público, entidades, escolas, dentre outros.