Aperam BioEnergia recebe comitivas em Capelinha e Itamarandiba
Visitas apresentaram processos produtivos e iniciativas sociais durante roteiros percorridos nas unidades da Empresa
As unidades de Capelinha e Itamarandiba da Aperam BioEnergia receberam a visita de uma comitiva de 13 pastores evangélicos, na última sexta-feira (29/09), e de mais um grupo de educadores do corpo técnico da Escola Estadual Mestre João Silvério, de Itamarandiba, no sábado (30/09). Com foco na sustentabilidade, as visitas fazem parte do programa “Conhecendo a Aperam BioEnergia”, que apresenta as práticas avançadas utilizadas pela Empresa na produção do carvão vegetal e o conceito do Aço Verde, produto final da Aperam South America.
“O projeto Conhecendo a Aperam BioEnergia é mais uma oportunidade de aproximar a Empresa das comunidades onde estamos inseridos. Podemos mostrar o quanto investimos em tecnologias inovadoras e projetos sociais, que trazem ganhos para toda a região do Vale do Jequitinhonha”, declara o gestor de Relações com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima.
Desenvolvimento socioeconômico
Antes das atividades em campo, os convidados receberam orientações sobre segurança para trafegar dentro das unidades da Aperam BioEnergia e informações institucionais da Empresa. Em Capelinha, os visitantes conheceram a colheita mecanizada de eucalipto, depois uma área degradada em fase de recuperação pela Empresa. O processo de produção do carvão vegetal foi detalhado durante visita à Unidade de Produção de Energia (UPE) Pontal.
O pastor Ronilson José da Silva, presidente do Conselho de Pastores de Capelinha, afirma que a visita foi uma oportunidade para troca de informações com a Empresa. “Um dia muito especial, pois conhecemos o que a Empresa faz, na prática, para promover o desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável. A Empresa valoriza e apóia fornecedores da região, preocupa-se com a educação e com a segurança. Considero muito importante tudo o que vi, mas o que realmente ficou no coração foi ver a preocupação da Aperam BioEnergia com as questões sociais. É um trabalho muito especial e importante”, analisa o pastor Ronilson.
Sustentabilidade
Já em visita à unidade de Itamarandiba, o roteiro começou pela área técnica de Melhoramento Genético, passando pelo viveiro de mudas e Laboratório Entomológico, onde é feito o controle biológico das pragas do eucalipto. A visita continuou na área de Colheita Florestal, na região de Cruz Grande, onde os visitantes também conheceram a etapa final de produção do carvão vegetal, na UPE.
A vice-diretora da E.E. Mestre João Silvério, Cristiane Silva Costa, conta que a visita trouxe mais informações sobre os projetos e práticas sustentáveis promovidos pela Empresa. “A sustentabilidade e o bem-estar dos empregados são uma grande preocupação da Aperam BioEnergia. E mais, o desenvolvimento da cidade e da educação do nosso município também são uma prioridade para a Empresa, que investe em projetos como o Jovem Aprendiz, APAE, além dos editais de projetos da Fundação Aperam”, enfatiza a educadora.