Aperam BioEnergia promove o primeiro SimBio
Evento compartilha com a comunidade as ações da Empresa para valorizar e preservar as riquezas naturais do Vale do Jequitinhonha
No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), a Aperam BioEnergia promoveu importante evento sobre conscientização ambiental. Trata-se do primeiro Simpósio de Meio Ambiente da Aperam BioEnergia (SimBio), realizado na manhã da última quarta-feira (15/06), no Clube Florae, em Capelinha. A programação contou com palestras e rodadas de perguntas, permitindo à Empresa divulgar ao público presente as ações que realiza em prol da preservação do meio ambiente.
Com o tema “Nosso Vale, nossas riquezas”, o SimBio destacou a importância dos recursos naturais existentes no Vale do Jequitinhonha e o papel da Empresa e da comunidade no cuidados com a natureza. “Durante o evento, a Aperam BioEnergia apresentou os trabalhos que realiza em nome da convivência harmoniosa e de respeito com a fauna e a flora regional em suas atividades”, explica a assistente técnica de Meio Ambiente da Empresa, Ana Cláudia Fernandes.
“O SimBio foi a forma que encontramos para divulgar os monitoramentos realizados em nossas áreas e que guiam nosso manejo. São procedimentos importantíssimos para a comunidade do Vale em geral”, pontua Ana Cláudia.
Conhecimento e proteção
O SimBio reuniu empresas terceirizadas e universidades que executam esses trabalhos nas áreas da Aperam BioEnergia. Entre elas, está a Manejo Instituto de Pesquisas, que marcou presença no evento com a palestra sobre o Monitoramento Faunístico, iniciativa para conhecer e proteger a fauna local. “A iniciativa da Aperam BioEnergia em realizar o SimBio é inédita na região onde atua. Sem dúvida, contribuiu com a divulgação e a conscientização ambiental de seus empregados, professores, alunos e demais convidados”, afirma o biólogo da Manejo Instituto, Marco Andrade.
Para ele, o SimBio representou “um evento importante para divulgar os projetos que a Aperam BioEnergia vem desenvolvendo no Vale há cerca de 10 anos, nas áreas de monitoramento de fauna, recursos hídricos e sócioambiental”. “Uma ótima oportunidade para divulgar os resultados à comunidade da região”, completa Marco, que ministrou palestra ao lado da bióloga Márcia Andrade.
Realidade da silvicultura
O professor e sociólogo José Ambrósio, da Universidade Federal de Viçosa(UFV), apresentou no SimBio a palestra “A Silvicultura na Microrregião de Capelinha”. Ambrósio fez uma avaliação positiva do evento, destacando a participação de estudantes, representantes de entidades e comunidade.
“Foi uma ação extraordinária, uma oportunidade de integração da Aperam BioEnergia com as comunidades, pois mostrou a realidade da silvicultura. Observamos que a silvicultura é o motor de geração de emprego e renda na região, o elemento dinamizador da economia local. Além disso, há o impacto positivo na questão da biodiversidade, que também foi destacada no evento”, analisa José Ambrósio.
Programação
Além da participação da Manejo Instituto de Pesquisa e do professor e sociólogo da UFV, o SimBio contou com a palestra “Biomonitoramento da Qualidade da Água em Microbacias do Alto Jequitinhonha”, com Alice Arantes, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). O simpósio reuniu autoridades, empregados da Aperam BioEnergia, secretários municipais, representantes de entidades parceiras, entre elas a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Estadual de Florestas (IEF), estudantes, professores e comunidade em geral, além de representante de outras empresa do setor florestal.