Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia promove conscientização por meio da 7ª Sipin

20/09/2016

 Semana Integrada de Prevenção a Incêndios mobiliza sociedade para a preservação do meio ambiente

 

Conscientização e integração marcaram a 7ª Semana Integrada de Prevenção a Incêndios (Sipin), promovida pela Aperam BioEnergia. Com o tema “Uma corrente em defesa da vida”, a programação incluiu ações para diferentes públicos e destacou o papel de todos os atores da sociedade na preservação do meio ambiente. Na última semana, de segunda (12) a sexta-feira (16), várias iniciativas foram realizadas, entre elas palestras, teatro, blitze educativa nas comunidades, exibição de documentário feito pela Empresa e apresentação do Balanço Social com os resultados de 2015.

Na manhã da última quinta-feira (15), a Sipin reuniu comunidade, autoridades e representantes da Aperam BioEnergia para um dos eventos centrais da programação, no Clube Florae de Capelinha. O documentário “Uma corrente em defesa da vida”, contendo depoimentos de cidadãos que atuam na preservação do meio ambiente e na prevenção de incêndios, foi um dos destaques.

O diretor de Operações da Aperam BioEnergia, Edimar de Melo Cardoso, que fez a abertura oficial do evento, ressaltou que o papel da Sipin é mobilizar a sociedade para ações conscientes. “A Empresa objetiva estimular a conscientização voluntária, mostrar que todos nós podemos ser atuantes para proteger e preservar nossos recursos naturais. Somente com a união de todos poderemos assegurar as fontes de vida para futuras gerações. O documentário mostra pessoas da nossa região que agem, cotidianamente, com as atenções voltadas à preservação da natureza e à prevenção de incêndios”, informou o diretor.

Balanço Social

Como parte do evento realizado na quinta-feira, a Aperam BioEnergia apresentou o Balanço Social de 2015, com informações sobre os investimentos da Empresa nas áreas da educação, cultura, geração de renda, meio ambiente e desenvolvimento comunitário. A apresentação foi feita pelo presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino. As entidades contempladas com os projetos sociais da Empresa marcaram presença nos estandes montados no Clube Florae, permitindo ao público saber mais sobre os resultados do apoio da Aperam BioEnergia às instituições da região.

Nota 100

Maria Cristina Martins Santos, da Associação Cultural Quilombola de Santo Antônio do Fanado, comunidade de Capelinha, elogiou a organização da Sipin e o conteúdo compartilhado pelo evento. “Se eu tivesse que dar uma nota, seria nota 100. Foi muito proveitoso, assim como todos os eventos que a Aperam BioEnergia realiza. Fiquei emocionada. Todos deveriam aproveitar oportunidades como essa. É aprendizado! Tudo que aprendo eu levo para a minha comunidade. Sempre passo adiante”, afirmou Maria Cristina.

 

Programação

Em outro momento do evento principal, a Empresa divulgou levantamento com os registros de incêndios florestais dos últimos anos. A programação ainda contou com a Rede de Relacionamento e explanação sobre “Atuação dos Líderes Comunitários”; além de exibição da reportagem do programa “Como Será?”, da Rede Globo, que retratou o Vale do Jequitinhonha e a produção sustentável do carvão vegetal.

Ao longo da semana, diversas ações de conscientização e educação ambiental contemplaram comunidade e Empresa. Reuniões especiais diárias nos Diálogos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DSMS), realizadas antes do início das atividades, envolveram 100% dos empregados. Duas blitzes educativas na região da Lagoa Grande e Turmalina abordaram cerca de 200 veículos para orientações para prevenção de incêndios.

Cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores e moradores, participaram das palestras realizadas nas escolas rurais e em sete comunidades (Forquilha, Imbiruçu, Campo Buriti, Vendinhas, José Silva, Bem Posta e Lagoa Grande). A peça de teatro, outra atração da Sipin, teve como público mais de 750 pessoas, incluindo oito comunidades e dez escolas (Vendinhas, Ribeirão dos Santos, Bem Posta, Santo Antônio do Fanado, Santo Antoninho, Campo Buriti, Mandingueiro e Contrato). O espetáculo teatral retratou um duelo entre a água e fogo, levando informação por meio do entretenimento.

Compartilhar:
plugins premium WordPress