Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia lança campanha contra o desperdício de água

24/03/2017

Com ações alusivas ao Dia Mundial da Água, Empresa conscientiza empregados, estudantes e comunidades do Vale do Jequitinhonha quanto a preservação dos recursos hídricos

O consumo consciente de água se tornou assunto indispensável, principalmente, pela seca que o país enfrentou nos últimos anos. O uso racional da água é de responsabilidade de todos e, por isso, a Aperam BioEnergia lançou, nesta semana, a campanha “Preserve a água: não deixe faltar a vida”, alusiva ao dia mundial da Água, celebrado anualmente no dia 22 de março.

Com o objetivo de conscientizar empregados da empresa, estudantes das escolas e moradores das comunidades da região, a campanha foi aberta na semana de 20 a 24/03, com uma programação extensa dentro da Empresa, voltada para todos os empregados, estudantes e comunidades do entorno.

De acordo com a assistente técnica de Meio Ambiente da Aperam BioEnergia, Vanessa Marques, a campanha visa abordar formas de evitar o desperdício de água, além de dicas de consumo e reaproveitamento de água. “Elaboramos materiais educativos, como cartilhas, bottons e informativos, com dicas de consumo consciente que reforçam a importância de mudar pequenos hábitos no dia a dia, que podem gerar uma economia de cerca de 300 litros de água por pessoa”, detalha.

Entre as ações realizadas pela Aperam BioEnergia, estão dez chuveiros fictícios, que simulam o desperdício de água durante o banho, dispostos em todas as unidades de produção de energia (UPE) e nos escritórios da Empresa. “Nosso objetivo é impactar quem se depara com a água ‘desperdiçada pelo ralo’ e propor uma reflexão sobre como agimos para preservar a água em nossa rotina”, enfatiza a assistente técnica.

Ampla participação

Para o operador de máquinas, José Claudinei Ramos da Cruz, que participou da campanha da Aperam BioEnergia em Capelinha, as ações do Dia da Água o alertaram para mudar alguns hábitos. “Mesmo consciente, relembrei algumas atitudes para evitar o desperdício de água, que às vezes descuidamos. Por exemplo, tomar banhos rápidos, não usar mangueira para lavar o carro ou regar o jardim, fechar a torneira para escovar os dentes e lavar as vasilhas. Essas são algumas lições que aprendi e estou levando para minha família”, conta.

Cerca de 800 pessoas estiveram envolvidas nesta primeira semana da campanha. As ações da campanha alusiva ao Dia Mundial da Água, a partir da próxima semana, passam a ser itinerante e serão realizadas ao longo deste ano. O objetivo é atender todas as escolas dos municípios de Capelinha, Itamarandiba, Turmalina, Minas Novas e Veredinha.

Recuperação das nascentes

Depois de um longo período de seca, cerca de 25 nascentes das comunidades de Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Capelinha foram recuperadas. O resultado foi alcançado após a oferta do curso de recuperação de nascentes pela Aperam BioEnergia, que, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar), beneficiou aproximadamente 200 pessoas ao longo de 2016.

A oportunidade foi identificada pelo Comitê Interno das Águas da Empresa, que estava em busca de uma iniciativa que possibilitasse a preservação do recurso. O bom resultado alcançado, com o renascimento de fontes que já se encontravam praticamente secas, despertou o interesse até mesmo de comunidades vizinhas. Atualmente, a Empresa realiza o levantamento das comunidades interessadas, para a definição do cronograma de atividades em 2017.  No longo prazo, o objetivo é de que 100% das nascentes de uso comunitário sejam recuperadas.

Preservação

A Aperam BioEnergia também atua na manutenção de áreas de reserva legal e faixas ecológicas, que servem como corredores de conexão dos fragmentos de vegetação nativa. Além disso, toda a água utilizada nos processos produtivos da Aperam BioEnergia é proveniente de pontos outorgados, devidamente licenciados.

A Empresa promove ainda intervenções que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e equilíbrio ambiental da região onde atua, tais como a implantação das caixas de contenção, obras realizadas pela empresa juntamente com a construção e manutenção das estradas vicinais. A iniciativa beneficia as comunidades e o acesso às áreas rurais. A proposta tem como objetivo reter a água das chuvas, protegendo as redes de drenagem e as nascentes contra o assoreamento.

Compartilhar:
plugins premium WordPress