Aperam BioEnergia em parceria com o Senar – MG capacita produtores rurais
Os cursos contemplaram mais de 400 pessoas
A Aperam BioEnergia, por meio do Senar – MG, realiza periodicamente cursos para produtores rurais de Itamarandiba, Turmalina, Capelinha, Veredinha e Minas Novas, cidades do Vale do Jequitinhonha. A iniciativa está dentro do Programa de Capacitação das Comunidades da Aperam BioEnergia e tem como propósito contribuir para com a formação e a profissionalização de moradores dessas localidades.
No último trimestre, foram realizados 37 cursos, 417 participantes, totalizando mais de 8.000 horas de qualificação. Entre as capacitações ofertadas, estiveram Primeiros socorros; Saúde da Mulher; Corte e Costura; Horta em Casa; Solda Elétrica; Artesanato em tecido; Cuidador de Idosos; Segurança no Trabalho; Trabalhador da mecanização agrícola /Manutenção do TAP e operação com um implemento. Os cursos foram realizados seguindo os protocolos para prevenção à Covid-19.
O mobilizador do Senar, Técnico em Meio Ambiente, Donizete Marciano de Oliveira, fala sobre o viés da promoção social das famílias do campo em parceria com a Aperam. “Tivemos um trimestre muito produtivo, com destaque para junho, mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente. Nesse período, promovemos, além dos cursos, seminários, entre outras ações com as comunidades rurais”.
Durante o mês de maio, estendendo a agenda de capacitações, foi realizado o Intercâmbio Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, entre os municípios de Minas Novas e Itamarandiba. Além desse encontro, ainda no mês de junho, foi realizado de forma virtual o seminário Nosso Ambiente.
O evento contou com a participação de moradores das cidades onde a Aperam BioEnergia atua, no Jequitinhonha e outras regiões do país. O grupo permutou ideias sobre práticas de conservação dos recursos naturais tendo como objetivo o desenvolvimento agropecuário sustentável.
Moradora de Itamarandiba, Alzira Bonfim, integrou uma das turmas do curso Saúde da Mulher. De acordo com a aluna, as aulas foram uma experiência ímpar. “O curso chama atenção para que saibamos nos cuidar, ser saudável na alimentação, fazer exercícios físicos, cuidar da saúde mental e nos valorizar sempre. Só assim estaremos mais fortes para cuidar de nossa família e de todas as pessoas que amamos”, observa.
O Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, frisa que a parceria com o Senar-MG é uma maneira de incentivar a formação técnica do trabalhador do campo. “As aulas são um espaço de promoção do trabalhado na teoria e na prática. Elas animam diálogos com a vivência desses homens e mulheres do campo, potencializam os seus saberes já aplicados em suas atividades do dia a dia”, pontua.
Ainda conforme o presidente, “ampliar o acesso ao conhecimento é proporcionar oportunidades para o aumento da produtividade dos moradores do campo, da renda e da qualidade de vida de homens e mulheres da zona rural”.