Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia é tricampeã do Challenge 2017

20/04/2017

Evento mundial do Grupo Aperam consagra projeto “Automação dos Fornos de Carbonização” como vencedor da edição deste ano

Equipe do projeto

A Aperam BioEnergia conquistou o seu terceiro título como campeã do Challenge Continuous Improvement, prêmio mundial que consagra as melhores iniciativas desenvolvidas por empregados das áreas operacionais das empresas do Grupo Aperam. A vitória do projeto “Automação dos fornos de carbonização” na disputa de 2017 foi anunciada, nesta quarta-feira (19/04), durante o evento realizado em Luxemburgo, transmitido simultaneamente para todas as unidades do Grupo, na Bélgica, França e Brasil.

Para o diretor de Operações da Aperam BioEnergia, Edimar de Melo Cardoso, os projetos desenvolvidos pelo nosso time constroem o futuro da empresa. “A terceira vitória no Challenge é o reconhecimento do nosso esforço para manter a Empresa em movimento. Com o foco na produção do aço verde, tornamos nosso negócio mais sustentável, contribuímos com o nosso presente e, ao mesmo tempo, construímos o futuro para as novas gerações. Sinto um imenso orgulho em fazer parte deste time vencedor”, enfatizou.

Integrante da equipe vencedora do Challenge 2017, o técnico operacional da área de Produção de Carvão, Adão Azevedo, reforçou a importância de receber o prêmio. “Ser campeão do Challenge 2017 é a consagração do esforço da nossa equipe. Era um sonho receber esse título e já estávamos muito felizes em ver o projeto implantado e funcionando. Agora, vamos trabalhar para estender essa iniciativa para todos os setores da Empresa, que evolui a cada dia em tecnologia e inovação dos processos”, declarou.

Ganhos do projeto

O projeto “Automação dos fornos de carbonização” trata da automatização do monitoramento de temperatura e controle da entrada de oxigênio nos fornos da Aperam BioEnergia. A medida garante dados mais precisos e otimiza os processos. O projeto também foi reconhecido por representar ganhos em padronização, qualidade e custo do carvão vegetal produzido pela Empresa no Vale do Jequitinhonha.

Como iniciativa inovadora, o projeto também foi premiado como vencedor do Cosis 2016, seminário técnico da empresa que destaca ideias desenvolvidas para melhoria dos processos.

Tricampeonato

Além do reconhecimento internacional, o título de 2017 consagra a Aperam BioEnergia como tricampeã do Challenge, somando-se aos prêmios conquistados também em 2013 e 2015.

Em sua sexta participação consecutiva na competição, a Empresa entrou na disputa com outros dois projetos inscritos: “Otimização e aumento da velocidade de execução das atividades de manutenção de fornos” e “Queimador de gases”.  O projeto vencedor de  2017, “Automação dos fornos de carbonização”, foi destaque desde a fase eliminatória na votação do “Top 100”, seminário que reuniu os principais executivos da Aperam, em Luxemburgo, quando alcançou o terceiro lugar e recebeu dois pontos de vantagem para a final.

Já na etapa final do Challenge, o projeto da Aperam BioEnergia disputou  com outros oito projetos do Grupo Aperam, entre eles três projetos da usina de Timóteo, intitulados como: “Redução dos custos de produção da Aciaria”, “Aumento de produtividade e confiabilidade da RB3 e RB1” e “Melhoria da competitividade da LTQ através da recuperação de óleos hidráulicos de forma sustentável”.

Compartilhar:
plugins premium WordPress