Aperam BioEnergia e Senar – MG promovem curso Artesanato em tecidos e peças com banner
A Aperam BioEnergia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – MG) juntamente com o Clube do Galope de Turmalina, finalizou o curso de Artesanato em tecidos e peças com banner, realizado na Associação Comercial de Turmalina. A iniciativa foi estruturada pelo Senar, a pedido da Aperam BioEnergia. Agora, além de integrar a grade curricular da instituição, o curso passa a ser uma ação do projeto Dê Alças à Reciclagem.
Oito costureiras foram capacitadas por meio do curso que teve a duração de 40 horas. A capacitação contou com a supervisão pedagógica do Senar- MG, representado por Michele e Liziane, além da supervisão regional do gerente Luiz Rodolfo e equipe. A iniciativa da mobilização contou também com Dulce, junto a instrutora Nilza. “Lançar essa nova ideia por meio da parceria da Aperam BioEnergia, com o Senar Minas, foi uma forma de elevar a autoestima dessas mulheres. Graças à ação, o grupo pode conhecer oportunidades de geração de renda, com o desenvolvimento de peças utilitárias. O olhar empreendedor das mulheres foi aguçado com foco na preservação ambiental, na economia sustentável”, relata Dulce, mobilizadora do Clube do Galope.
Ainda segundo a mobilizadora, “o curso resultou na produção de uma grande variedade de produtos, bem apresentados, com excelentes acabamentos e já está disponível no catálogo de cursos do Senar”.
Participante da turma, Dilene Cordeiro de Azevedo avalia sua participação como uma experiência nova e gratificante. “Os cursos abrem novos horizontes para pessoas que gostam de empreender, inovar, criar uma nova fonte de renda. Por ser uma ação de acesso gratuito a todas, ela contribuiu ainda mais para o sucesso do projeto, impactando moradoras da cidade de Turmalina que não medem esforços para fazer a diferença”.
Há 18 anos trabalhando como instrutora pelo Senar, Maria Nilza Ribeiro Neto ministrou o curso Artesanato em tecidos e peças com banner. “Essa iniciativa surgiu a partir de uma aula que eu estava ministrando em Turmalina, onde tive a oportunidade de conhecer o projeto Dê alças a reciclagem. Com isso, a Aperam BioEnergia realizou a proposta de criarmos um curso fazendo a reciclagem de materiais. Na oportunidade, comecei a trabalhar com peças que poderiam ser ensinadas, aprimoradas e redesenhadas durante o curso”, conta.
Projeto Dê alças a reciclagem
O projeto Dê alças à reciclagem nasceu com o intuito de proteger o meio ambiente, reduzir o descarte de resíduos, incentivar o desenvolvimento das comunidades e o empoderamento feminino. Reconhecido por meio do selo Semad recomenda 2020, a iniciativa trabalha em duas frentes – reutilizando banners de campanhas da Aperam BioEnergia como matéria-prima para produzir sacolas retornáveis, e garrafas pets para a produção de vassouras. A busca por reutilização de outros materiais recicláveis também compõem o conjunto de ações.
Dê Alças à Reciclagem é desenvolvido desde 2017 no Vale do Jequitinhonha, nos municípios de Itamarandiba e Capelinha. As atividades são realizadas com dois grupos de mulheres das comunidades rurais de Santa Joana e Setúbal de Itamarandiba. Em um grupo é produzido vassouras e em outro é feita a produção de sacolas. Junto às escolas públicas dos dois municípios são promovidas gincanas para arrecadação de material reciclável.
“Após quatro anos desenvolvendo esse projeto, a cada experiência, sentimos a satisfação de ver novos frutos sendo gerados, por meio do nosso compromisso com a comunidade em propagar uma consciência ambiental e potencializar o desenvolvimento da nossa região”, finaliza o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.