Aperam BioEnergia e Senar-MG capacitam mais de 130 pessoas em cursos oferecidos somente no primeiro trimestre de 2021
Os cursos foram realizados seguindo os protocolos preconizados para prevenção à Covid-19, nas comunidades de Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha
Um dos objetivos da Aperam BioEnergia e da Fundação Aperam Acesita é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde a Empresa atua no Vale do Jequitinhonha. Como prova desse compromisso, neste primeiro trimestre de 2021, em parceria com o Senar-MG, foram oferecidos 13 cursos que capacitaram mais de 130 produtores rurais das comunidades de Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha. Todos os eventos foram desenvolvidos dentro dos protocolos preconizados para prevenção à Covid-19.
Em cada município, os cursos foram ministrados por profissionais parceiros de entidades conveniadas ao Senar-MG, como os sindicatos de produtores rurais, associações e secretarias municipais. De acordo com Mara Juscilene Rocha Santos, instrutora do curso “Salgados e Doces” de Turmalina do Senar-MG, as aulas tiveram muita aceitação da comunidade e ao finalizar uma turma, já tinha espera para a outra.
“O nosso objetivo é levar mais conhecimento para as pessoas que estão no meio rural, por isso temos a parte teórica e também a prática, em que os participantes colocam a mão na massa para reproduzir com mais facilidade em casa. Eles também podem utilizar o aprendizado adquirido tanto para uso pessoal quanto para profissional”, explica Mara.
De acordo com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o Programa de Capacitação da Aperam BioEnergia fomenta a empregabilidade local, proporcionando aos participantes, oportunidades para se aprimorarem no ramo onde já atuam, além de abrir horizontes para atuação em novas áreas e mercados. “Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento dos produtores rurais em suas qualificações, e contribuir para a ampliação de oportunidades de trabalho e geração de renda”, destaca Venilson.
É o caso de Mônica Pinheiro Santos, produtora rural, que neste ano já realizou dois cursos em Minas Novas, o de Escavadeira hidráulica e Trator Munck. “Poder realizar esses cursos despertou em mim um grande interesse em me profissionalizar em áreas diferentes, como na operação de maquinário. Sei que estão surgindo oportunidades nessas áreas consideradas masculinas na Aperam BioEnergia e na região. E ter esse conhecimento é um diferencial para o meu currículo”, destacou Mônica, satisfeita pelo aprendizado.
Os cursos oferecidos em parceria com o Senar-MG são voltados para a qualificação profissional rural e promoção social. No primeiro trimestre deste ano, foram ofertados em Itamarandiba os seguintes cursos: Recuperação de Áreas Degradadas e Reutilização de materiais PET Já em Minas Novas foram oferecidas as capacitações em: Escavadeira hidráulica, Solda Retroescavadeira, Operador de Caminhão Munck e Saúde da Mulher. Em Turmalina os participantes se capacitaram em Salgados e doces e Patrol e em Veredinha: Operador de Caminhão Munck.
Para se inscrever nos próximos cursos, os interessados devem procurar pelos mobilizadores do Senar-MG em seu município ou contatar a equipe de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia pelos números (33) 3516 4800 – Capelinha / (38) 3521 3600 – Itamarandiba.