Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita promovem Seminário para Organizações Sociais

07/12/2017

Atuar com responsabilidade social no uso dos recursos e no relacionamento com a comunidade. Este é o propósito da Aperam BioEnergia, que desenvolve suas atividades com base no respeito e diálogo. A Empresa acredita que essa relação é que contribui para o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos municípios de sua atuação no Alto Jequitinhonha.

O evento apresentou possibilidades de captação de recursos para projetos sociais.

 

Como forma de estreitar a participação e estimular o envolvimento coletivo, a Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita promoveram nesta terça-feira (5/12), das 8h às 18h, o “Seminário para Organizações Sociais”, no Espaço Legrand, em Capelinha.

 

Com o tema principal “Imersão para Captação de Recursos”, o evento teve apoio do Instituto Filantropia e representou um valioso momento para troca de experiências entre representantes do Terceiro Setor. O seminário foi prestigiado por cerca de 100 participantes de diversas instituições de Itamarandiba, Capelinha, Minas Novas, Turmalina, Veredinha e Carbonita.

 

A participação foi gratuita, mediante doação de 1kg de alimento. Foram arrecadados mais de 100kg de alimentos, que serão doados à Associação Amar e Renascer, organização social cujo trabalho abrange toda a região do Alto Jequitinhonha, além de outros estados .

 

A programação foi diversificada, com palestras, oficinas, apresentação dos projetos sociais desenvolvidos pela Aperam BioEnergia e mostra de trabalhos e produtos de algumas organizações que são apoiadas pela Fundação Aperam Acesita e BioEnergia.

 

Os participantes puderam prestigiar os trabalhos das seguintes organizações sociais: Corporação Musical Manoel Alecrim (Veredinha), Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Mestra Augusta (Turmalina), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Bonfim (Itamarandiba), Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Setúbal (Itamarandiba), Associação dos Artesãos de Itamarandiba e a Cooperativa dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Coopivaje).

 

Aprendizado

A palestra de abertura, “Mudança de atitude para captar mais”, foi proferida por Márcio Zepellini, presidente do Instituto Filantropia. Ainda pela manhã, os participantes puderam se envolver com as oficinas. O tema “Planejamento e Organização Institucional: preparando a captação de recursos” foi conduzido pelo advogado Danilo Tiisel, especialista em legislação do terceiro setor, governança e desenvolvimento institucional.

 

Além da troca de informações e das palestras, o Seminário contou com momentos de descontração.

Durante a tarde, foram realizadas outras duas oficinas. Com experiência acumulada de mais de 25 anos na área social (inclusive em organismos sociais nacionais e internacionais do terceiro setor), a teóloga e filósofa Carol Zanoti conduziu a segunda oficina: “Elaboração de projetos para Editais públicos e privados e fontes de recursos disponíveis”. A terceira oficina, “Técnicas CRM e captação de recursos com pessoas físicas”, também foi ministrada por Márcio Zeppelini.

 

Captação de recursos

O Gestor de Relacionamento com as Comunidades da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, avaliou de modo muito positivo a realização do evento. Segundo ele, o seminário oportunizou o debate de assuntos importantes para o dia a dia das organizações. “Merece destaque o debate a respeito das possibilidades de captação de recursos para o desenvolvimento de projetos sociais. É muito relevante que as organizações conheçam os meios para elaboração de projetos que visem captar recursos financeiros que estão disponíveis nas esferas estadual e federal, inclusive iniciativa privada”, acrescentou.

 

Gilberto Fernandes de Araújo, da Associação Amar e Renascer, foi um dos participantes do seminário e também engrossou o coro sobre pertinência do evento para o aprimoramento das organizações. Para ele, qualificação e treinamento são muito essenciais para a formação e preparo das equipes envolvidas nos projetos sociais. Por isso, classificou o evento como uma “oportunidade muito especial”. “Nós temos muito a agradecer à Aperam BioEnergia pelo trabalho junto às comunidades. Esse auxílio e apoio às nossas ações é de muita relevância para o sucesso dos projetos. Somos gratos e abraçaremos todas as oportunidades de formação”, elogiou o participante.

 

Compartilhar:
plugins premium WordPress