Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita promovem II Workshop Raízes do Vale no Oikós Bio

11/07/2025

Aperfeiçoar conhecimentos, fortalecer parcerias e fomentar a agricultura familiar no Vale do Jequitinhonha. Com esses propósitos, a Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita realizaram, na última quarta-feira (9), o II Workshop Raízes do Vale, no Centro de Educação Ambiental Oikós Bio, em Capelinha (MG). O evento reuniu representantes das comunidades participantes do programa, que tem como foco o desenvolvimento sustentável por meio da agricultura consorciada com as florestas de eucalipto. 

A programação teve início com a abertura oficial feita por Tony Terra Beraldo, Especialista de Desenvolvimento Social da Aperam BioEnergia, e contou com a presença de colaboradores da empresa. Na sequência, os participantes assistiram à palestra do engenheiro agrônomo Dândio Moreno Rocha, que apresentou os cenários mais promissores e as expectativas para o próximo ciclo do Programa Raízes do Vale. Após a palestra, os convidados conheceram as instalações do Oikós Bio, centro dedicado à educação ambiental e à promoção de práticas sustentáveis na região.

Além do conteúdo técnico, os participantes foram recepcionados com café da manhã e almoço, em um ambiente de troca de experiências e integração entre os grupos comunitários. O evento encerrou com a cerimônia de assinatura de novos contratos entre a Aperam BioEnergia e duas associações rurais que aderiram ao programa.

O Programa Raízes do Vale já apresenta impactos expressivos nas comunidades atendidas, promovendo segurança alimentar, geração de renda e fortalecimento econômico local. Por meio do cultivo de alimentos como mandioca, milho e feijão, dentre outros, integrados aos plantios de eucalipto da empresa, a iniciativa incentiva a produção sustentável e valoriza os saberes e a vocação agrícola do Vale do Jequitinhonha.

“A realização do II Workshop Raízes do Vale é um marco importante para nós da Aperam, pois reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar. Este evento permite a troca de conhecimentos e experiências que são essenciais para fortalecer os laços entre a empresa e as comunidades rurais da região”, destacou Tony Terra Beraldo, Especialista de Desenvolvimento Social da Aperam BioEnergia. 

O impacto do projeto já é sentido pelas comunidades beneficiadas. Maurílio Alves da Silva, da comunidade de Ribeirão dos Santos Acima, em Minas Novas, celebrou a parceria. “O Projeto Raízes do Vale tem sido fundamental para o fortalecimento da nossa comunidade. Com o apoio da Aperam, conseguimos ampliar a área de cultivo da mandioca, matéria-prima da nossa tradicional fábrica de farinha, que já existe há mais de 30 anos. Esse incentivo permite aumentar a produção e a renda dos nossos associados, valorizando ainda mais nossa principal atividade econômica.”

Já Maria Vanete Pereira, da comunidade do Retiro, distrito de Carbonita, falou com entusiasmo sobre o início das atividades. “Agradeço imensamente à Aperam por tudo o que tem feito por nós. É a primeira companhia a nos apoiar aqui na região, e isso faz toda a diferença. Estamos muito felizes e ansiosos para começar a plantar. Eu amo plantar, especialmente arroz, e saber que vamos poder ampliar essa atividade me enche de gratidão e esperança.”

A Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita seguem firmes no compromisso de impulsionar práticas sustentáveis e solidárias, reafirmando o protagonismo das comunidades no avanço da agricultura familiar no semiárido mineiro.

Compartilhar: