Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita fortalecem grupos do Jequitinhonha em parceria com o Sebrae
A Aperam BioEnergia, por meio da Fundação Aperam Acesita, mantém parceria com o Sebrae Minas no Vale do Jequitinhonha. Tendo como propósito o desenvolvimento local, ambas as empresas têm buscado novas alternativas para o crescimento da região que é reconhecida pela sua riqueza cultural e natural.
Com isso, a Aperam BioEnergia, Fundação Aperam e o Sebrae seguem realizando capacitações com diversos públicos e grupos, buscando fomentar atividades como o artesanato local e o fortalecimento das organizações sem fins lucrativos. “Acreditamos em parcerias, como a firmada com o Sebrae, que vem potencializar ações sociais que desenvolvemos nos municípios da área de atuação da Aperam BioEnergia. Somamos a experiência do Sebrae com o nosso viés de atuação, resultando nas capacitações em prol do desenvolvimento local”, comenta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.
Neste ano, duas capacitações estão sendo realizadas no Vale do Jequitinhonha. As cidades de Minas Novas e Turmalina estão recebendo a segunda edição do Trilha ONGs,em Capelinha e Itamarandiba, o programa Artesanato Delas, que está sendo ministrado para os grupos de artesãs locais.
“Adaptamos nossos programas a partir de uma demanda apresentada pela Aperam BioEnergia por meio do seu diagnóstico realizado junto às comunidades no Vale do Jequitinhonha. O Trilha ONGs contempla grupos do terceiro setor, enquanto o Artesanato Delas, os grupos de artesãs locais. Em ambas iniciativas, buscamos desenvolver conceitos básicos de empreendedorismo, apresentando ferramentas para o fortalecimento desses grupos”, conta o analista técnico do Sebrae Minas, Julian Rodrigues.
O Artesanato Delas é realizado com foco na valorização das competências, comportamentos e habilidades dos grupos de artesanato, por meio de sua profissionalização e difusão do empreendedorismo feminino, buscando motivar mais mulheres a se envolver com as atividades propostas. A iniciativa em Itamarandiba conta ainda com a parceria da Secretaria de Cultura.
O Trilha ONGs visa potencializar as atividades do terceiro setor por meio de capacitações, objetiva auxiliar representantes de organizações não governamentais no fortalecimento de suas instituições. Outro propósito é contribuir com a organização das estratégias de trabalho de iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil, gerando demandas para a construção de projetos, captação de recursos e desenvolvimento para os grupos.
Parceira do Trilha ONGs, a Prefeitura Municipal de Minas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, fomenta o desenvolvimento dos grupos do terceiro setor. “Ressaltamos que a metodologia utilizada pelo Sebrae e proposta pela Aperam tem possibilitado uma participação ativa dos representantes de mais de 23 associações comunitárias da nossa cidade. Essa capacitação contribui para que as entidades do terceiro setor consigam de forma coletiva realizar seus planejamento de acordo com as prioridades e necessidade de cada público-alvo, propondo estratégias que consigam alcançar seus resultados e metas”, pontua a secretária municipal Vanda Rodrigues.
O Trilha ONGs também conta com a parceria em Turmalina da Secretaria de Cultura.