Aperam BioEnergia completa 43 anos
07/06/2017
Ações sustentáveis e integração com as comunidades são algumas das marcas da Empresa em mais de quatro décadas de história
Com uma trajetória marcada pelo apoio ao desenvolvimento social e econômico da região do Vale do Jequitinhonha, a Aperam BioEnergia completa, nesta quarta-feira (07/06), 43 anos de história.
A Empresa destaca-se pelas práticas sustentáveis que realiza e pelo diálogo com a comunidade da região do Vale do Jequitinhonha. A Aperam BioEnergia produz o carvão vegetal utilizado nos fornos da Aperam, em Timóteo, para fabricação do aço.
Com escritórios e unidades de produção localizados nos municípios de Capelinha, Itamarandiba, Veredinha, Turmalina e Minas Novas, a Empresa é referência ao adotar modelos de gestão sustentável e em saúde e segurança. As florestas de eucalipto da Aperam BioEnergia têm capacidade de produzir, atualmente, 400.000 toneladas por ano. A Empresa gera mais de 1.200 empregos diretos. Entre outras atividades que executa além da produção de carvão, estão os programas de monitoramento da biodiversidade, monitoramento hídrico e recuperação de áreas degradadas.
Das pesquisas de melhoramento genético das mudas de eucalipto, passando pelo plantio e colheita, chegando à combustão da madeira, há um rigoroso controle de qualidade para reduzir os impactos ambientais. Isso inclui a produção de carvão vegetal sem a emissão de poluentes na atmosfera. Por seguir essas regras, o produto fabricado a partir do carvão vegetal da Aperam BioEnergia é chamado de Aço Verde.
Compromisso
Além de fomentar a economia regional com a produção do carvão, a Aperam BioEnergia estende sua atuação para outras áreas. Entre elas, o seu relacionamento com as comunidades, que permitem a realização de projetos sociais para geração de emprego e renda, programas educacionais e de capacitação, valorização da cultura, entre outros. Soma-se a isso as ações de preservação da biodiversidade da nossa região.