Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia apresenta atividades e projetos à promotor de Itamarandiba

03/07/2018

Durante visita de campo às áreas da Empresa, representante do judiciário conhece processos sustentáveis da produção do carvão vegetal

Na última quinta-feira (28/06), a Aperam BioEnergia recebeu a visita do promotor de justiça Júlio César de Oliveira Miranda, da comarca de Itamarandiba, como parte do projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia”. O representante do Ministério Público pode conhecer as atividades da Empresa na unidade de Itamarandiba, bem como as ações e projetos que visam o desenvolvimento socioeconômico das comunidades da área de atuação da BioEnergia.

O promotor foi recepcionado pelo presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, pelo gestor de Relações com as Comunidades, Raimundo Lima, e pelo gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Junio César Santos, ambos da Aperam BioEnergia. A abertura da visita contou com uma apresentação institucional da Empresa, incluindo informações sobre a produção aço verde, produto final da Aperam South America que utiliza o carvão vegetal da BioEnergia como principal matéria-prima. O visitante também recebeu orientações de segurança para trafegar dentro da Empresa. Durante a visita à unidade de Itamarandiba, as equipes da Aperam BioEnergia apresentaram todo o processo produtivo do carvão vegetal ao promotor, começando pela área técnica de Melhoramento Genético, passando pelo viveiro de mudas e Laboratório Entomológico, onde é feito o controle biológico das pragas do eucalipto.

A visita continuou na área de Colheita Florestal, na região do sobradinho, em seguida o visitante também conheceu a etapa final de produção do carvão vegetal, na Unidade de Produção de Energia Renovável Chácara (UPER Chácara).

O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, detalhou o processo de produção do aço verde e destacou a atuação da Aperam no relacionamento com as comunidades. “O aço verde se torna mais especial com o rigoroso processo de produção do carvão, que vai desde o desenvolvimento dos clones das melhores espécies de eucalipto, reflorestamento de áreas degradadas, recuperação dos recursos hídricos, investimentos e inovação em tecnologias que trazem ganhos de produtividade e, principalmente, em cada ação que valoriza o potencial dos moradores das comunidades que estão em nosso entorno”, enfatizou Venilson.

Em visita à Aperam BioEnergia pela primeira vez, o promotor de justiça da comarca de Itamarandiba, Júlio César de Oliveira Miranda, teve a oportunidade de conhecer um pouco a história da Empresa e a sua linha produtiva. “Do laboratório genético ao produto final, sempre fui acompanhado da equipe responsável por cada setor. A visita foi muito produtiva, sobretudo, pela importância de aprofundar o conhecimento da realidade local, da inserção da Empresa neste contexto e, principalmente, os projetos sociais incentivados nas comunidades do município”, detalhou.

Conhecendo a Aperam BioEnergia

Iniciativa que fortalece o diálogo com as comunidades do Vale do Jequitinhonha, o programa “Conhecendo a Aperam BioEnergia” foi lançado em março de 2017, quando recebeu a primeira visita, em Capelinha. Desde então, a Empresa recebeu comitivas formadas por prefeitos, vereadores e representantes do poder público, de lojas maçônicas, entidades, estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitários, além de professores e equipes técnicas de escolas da região.

As visitas são realizadas nas unidades de Itamarandiba, Turmalina e Capelinha com objetivo de apresentar o processo sustentável de produção  do carvão vegetal, bem como as ações e projetos que beneficiam as comunidades.

Compartilhar:
plugins premium WordPress