Abastecimento de água de comunidades de Minas Novas recebe melhorias
19/02/2020
Através de recursos do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita as obras envolvem a construção de um barramento e a instalação de caixa d’água e tubulação novas
Moradores de Quilombo e Santiago do Meio, de Minas Novas, se juntaram em um projeto para melhorar o abastecimento de água em suas comunidades. Com recursos do Edital de Projetos 2019 da Fundação Aperam Acesita e apoio da Aperam BioEnergia, Prefeitura Municipal de Minas Novas, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), VP Madeiras e da própria comunidade, a iniciativa está viabilizando a construção de um barramento e a instalação de nova caixa d’água e tubulação para o abastecimento de água da região.
As obras vão beneficiar mais de 40 famílias, melhorando o fornecimento hídrico para toda comunidade quilombola de Quilombo. “Esse trabalho é muito importante para nós, além de garantir a continuidade do abastecimento da comunidade de Quilombo, vamos renovar a rede da comunidade de Santiago, que já está um pouco velha. Isso tudo graças ao recurso que conseguimos”, comemora a presidente da Associação Quilombola de Quilombo (Aspoqui), Ana Moreira dos Santos.
“O projeto, além de levar água com fartura até a casa das pessoas, melhorando a qualidade de vida, também vai perenizar o Córrego Quilombinho, que estava ameaçado”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Novas (CMDRS), Itamar Sousa.
“O Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita é um importante incentivo para o desenvolvimento de ações sociais e contribui na promoção de melhoria das condições de vida das comunidades localizadas nas áreas de atuação da Aperam e da Aperam BioEnergia, explica o presidente da Fundação, Venilson Vitorino.
No Vale do Jequitinhonha, são apoiadas iniciativas sociais desenvolvidas nas comunidades de Capelinha, Carbonita, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, municípios de atuação da Aperam BioEnergia. Os projetos recebem recursos de acordo com os planejamentos das organizações e são voltados para as áreas de educação, meio ambiente, geração de trabalho e renda e cidadania e direitos humanos.