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2º Encontro de Formação Continuada para Especialistas em Educação

03/09/2019

O evento reuniu profissionais de cinco cidades do Vale do Jequitinhonha, debateu sobre os novos espaços e tempos escolares e propôs reflexões sobre autoconhecimento e estudos sobre inclusão.

A Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita realizaram, nos dias 28 e 29/09, o 2º Encontro de Formação Continuada para Especialistas em Educação, que faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino. O tema abordado foi “Ressignificando Espaços e Tempos Escolares”, em capacitação ministrada pela doutoranda em Psicologia Social, Marly Andrade, junto do gestor de Projetos, Paulo Henrique Silva.

No primeiro dia, participaram especialistas de Minas Novas, Turmalina e Veredinha, que se reuniram no Salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Minas Novas. No segundo dia, foi a vez dos profissionais das cidades de Capelinha e Itamarandiba se encontrarem no Galpão Cultural Maria Odeth Sampaio, em Capelinha. Ao todo, o evento reuniu cerca de 100 participantes. O terceiro encontro está marcado para os dias 23 e 25 de setembro.

Para a coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Flávia Soares, o segundo encontro trouxe à tona assuntos de grande relevância para a educação. “O planejamento pedagógico deve mergulhar neste universo tecnológico, buscando maneiras e incentivos para que as crianças leiam, escrevam, explorem novas linguagens e se expressem. A adaptação do espaço e tempo escolar busca propor soluções para gerenciar e utilizar essa tecnologia como aliada no processo de aprendizagem”, exemplifica Flávia Soares.

Novos tempos

A pedagoga Risia Camargos, que integra a equipe da Secretaria Municipal de Educação e da Escola Municipal Gabriela Leite Araújo, em Minas Novas, foi uma das participantes do encontro. Na sua avaliação, participar da Formação Continuada tem sido uma experiência “incrível e bastante frutífera”. “Somos realimentadas com atualidade pedagógicas: diálogo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Socioemocional de Minas Gerais, inovações nas práticas docentes, discussões acerca das necessidades de implementações de novos conceitos e, quebra de paradigmas”,afirmou.

Ainda segundo ela, ao perceber a educação em novos espaços e tempos, o encontro possibilita a adoção de novos pensamentos e atitudes, que resulta em metodologias mais ativas em sala de aula.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itamarandiba, Eliane Pires Rodrigues, o Programa de Melhoria da Qualidade de Ensino tem contribuído para a formação dos gestores e inserção do Currículo Socioemocional nas escolas, bem como atualizações e reflexões acerca da BNCC. “Nas interações com os facilitadores e equipes de outros municípios são estudados novos conceitos e significados da educação atual, assim como trocas de novas experiências, estratégias e alternativas de trabalhos”, pontuou.

Eliane Rodrigues disse ainda que a comunicação e o engajamento dos envolvidos se fortalecem e se afinam a cada encontro. “Todas as contribuições nos enriquecem para seguirmos mais seguros em nossas escolas, em relação ao que já sabemos e ao que será necessário ressignificar”, contextualizou.

Formação Continuada

A proposta surgiu a partir do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia. Está alinhada à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e particulares em todos os níveis de ensino. O Currículo Referência de Minas Gerais será efetivamente cobrado a partir de 2020. Este é, portanto, um ano de transição e de adequação para os municípios.



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