Seja bem-vindo ao “Dê Alças à Reciclagem”. Projeto criado e conduzido pela Aperam BioEnergia, nas comunidades do Vale do Jequitinhonha.
Proteger o meio ambiente, reduzir o descarte de resíduos, incentivar o desenvolvimento das comunidades e o empoderamento feminino. Essas são as máximas que regem o projeto “Dê Alças à Reciclagem”.
Com a metáfora da frase popular “dê asas à imaginação”, o nome dado ao Projeto “Dê Alças à Reciclagem” traduz o seu principal objetivo: reutilizar banners de campanhas da Aperam BioEnergia como matéria-prima para produzir sacolas retornáveis e garrafas pets para produção de vassouras, bem como a busca por reutilização de outros materiais recicláveis.
É assim que a Aperam BioEnergia ajuda a viabilizar também a geração de renda aos moradores das comunidades vizinhas.
A iniciativa é desenvolvida desde 2017 em dois grupos de mulheres nas comunidades rurais de Santa Joana e Setúbal em Itamarandiba, e está sendo ampliado para outros grupos na região de Itamarandiba, e nas cidades de Capelinha e Turmalina.
O projeto tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. Sendo os cursos de “Reciclagem de garrafa PET”, “Corte e costura”, “Confecção de peças íntimas”, “Roupa feminina” e “Roupa masculina”. Além do curso de artesanato em banner, elaborado de forma customizada para atender a demanda advinda do projeto. Contamos ainda com os parceiros locais, sendo a instituição parceira do SENAR: em Itamarandiba e Capelinha o Sindicato dos Produtores Rurais dos municípios; em Minas Novas a Associações Culturais, Desportivas e Sociais; e em Turmalina e Veredinha o Clube do Galope.
Outrossim, é a parceria das escolas na realização da Gincana Ambiental para arrecadação de Pets, tendo destinado de forma adequada o montante de mais de 45 mil garrafas pets. Na sua quarta edição em 2022, realizada em 17 de maio, dia Internacional da Reciclagem, as turmas vencedoras das escolas participantes realizaram visitas nas localidades de recuperação de áreas degradadas da Aperam BioEnergia.
A Aperam BioEnergia foi contemplada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) no selo “Semad Recomenda 2020” com o projeto “Dê Alças à Reciclagem”. O selo tem o objetivo de reconhecer e divulgar projetos voltados à preservação e manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado em Minas Gerais. Onde a análise, apreciação, vistoria e julgamento dos projetos inscritos é feita de forma técnica e isenta por uma comissão permanente formada por representantes da Semad, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com o apoio de áreas técnicas dos órgãos ambientais estaduais definidas de acordo com o tema de cada projeto.
Foco: Ambiental e Geração de Renda
Objetivo: Fomentar a reciclagem através da reutilização de materiais para a criação de novos produtos.
Resultados:
Foco: Ambiental e Geração de Renda
Objetivo: Fomentar a reciclagem através da reutilização de materiais para a criação de novos produtos.
Resultados:
Foco: Arrecadação de garrafas PET
Escolas da Rede de Ensino dos municípios de atuação da Empresa foram convidadas a participar de uma importante campanha de mobilização. Trata-se da Gincana Ambiental, que tem o objetivo de arrecadar o maior número possível de garrafas plásticas recicláveis (PET).
Ao participar da campanha, além de incentivar o fomento ao trabalho e à geração de renda, a Escola dá demonstrações do exercício prático da cidadania e da preservação ambiental.
Como marco de encerramento da Gincana é realizado um evento de encerramento com a conscientização para reciclagem e proteção ambiental, além da premiação da turma que mais arrecada Garrafas Pets em cada escola participante.
Em sua quarta edição, alcançou o montante de 45 mil pets destinados adequadamente. Tendo em 2022 o envolvimento de 10 escolas com participação de mais de 8 mil alunos da rede pública de ensino.
A Aperam BioEnergia agradece todos seus parceiros e reconhece que só foi possível alcançar o selo “Semad Recomenda 2020” através da união de esforços de cada membro desta rede.
É assim que atingimos o objetivo comum, de mãos dadas com as comunidades, focados numa consciência ambiental, geramos mais desenvolvimento para a nossa região.
Cada parte é extremamente importante nesta conquista!
Sejamos a mudança que o mundo quer ver.