Semana de empreendedorismo em Minas Novas
Programas de empreendedorismo são aplicados para educadores, estudantes e mulheres do município
Uma parceria entre a Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia com a Junior Achievement de Minas Gerais, associação educativa sem fins lucrativos que promove projetos com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens, realizou programas de empreendedorismo nas escolas e comunidades do município de Minas Novas, com o apoio da Secretaria de Educação e Câmara Municipal.
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, explica que os programas da Junior Achievement propõem uma reflexão sobre o futuro profissional dos estudantes e os prepara para o mercado de trabalho. “Além de trabalhar habilidades e competências sócio-emocionais, os programas despertam o interesse para o mercado de trabalho e o comprometimento com os estudos. E com noções de empreendedorismo, os alunos aprendem que é possível até criar o próprio negócio”, declara Venilson.
Visão empreendedora
A primeira etapa das ações contou com capacitações para os educadores, realizadas no dia 3 de outubro, sobre os programas “Economia Pessoal” e “Conectado com o Amanhã”. A iniciativa preparou os professores com as metodologias e práticas de ensino dos programas da Junior Achievement para aplicação das atividades que envolvem os estudantes.
Em sala de aula, na última semana (entre 9 e 10 de outubro), cerca de 200 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de descobrir os conceitos de empreendedorismo e conhecer as profissões das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. As atividades foram realizadas nas escolas da rede municipal de ensino de Minas Novas E.M. Gabriela Leite Araújo (Centro), E.M. Professor Paulo Freire (Forquilha), E.M. São Vicente de Paula (Palmital) e E.M. Presidente Roosevelt (Cabeceiras).
Para a professora da Escola Municipal “Gabriela Leite Araújo”, Andrea Lopes Rocha, o programa “Economia Pessoal”, do qual participou e aplicou nas turmas em que leciona Língua Portuguesa, trabalhou o comportamento dos estudantes. “O curso foi bem enfático em questões referentes à postura do jovem em relação ao seu possível gestor, em qualquer empresa em que for trabalhar um dia”, destacou.
A estudante Fernanda Mendes Souza participou do programa “Conectado com o Amanhã”, realizado também na Escola Municipal Gabriela Leite Araújo. Moradora da comunidade Areião, de Minas Novas, Fernanda está em busca de um emprego e saiu da capacitação da Junior Achievement com novos planos para montar a sua própria clínica de estética.
“De uma maneira ‘simples’, o curso nos permitiu obter uma visão diferente sobre o mercado de trabalho e conhecer formas de obter uma formação que nos traga um futuro de sucesso. Aprendemos desde como fazer um bom currículo, como sermos éticos, evitando pequenas “falhas” que podem prejudicar a evolução dos colegas de trabalho, até como trabalhar em uma equipe”, conta Fernanda.
MULHERES EMPREENDEDORAS
As comunidades de Minas Novas também foram contempladas com as atividades propostas pela Junior Achievement, por meio do Programa Mulheres Empreendedoras. Com atividades práticas, a capacitação foi realizada entre os dias 8 e 10 de outubro e contou com a participação de 34 mulheres do município.
O principal objetivo do programa foi desenvolver e fortalecer o perfil empreendedor das participantes, preparando-as para o mercado de trabalho, incentivando o autoconhecimento dos seus pontos fortes, habilidades e competências empreendedoras.
O desenvolvimento de atitudes de liderança, o trabalho em equipe, organização de tarefas, como traçar metas para o alcance dos objetivos, negociação em situações complexas e dinâmicas para melhor compreensão de ferramentas para gestão financeira também foram pontos-chave do treinamento. A capacitação encerrou com a elaboração de um Plano de Negócios.
A servidora pública Girlene Aparecida dos Santos está entre as participantes do Programa Mulheres Empreendedoras que saíram confiantes para transformarem seu talento em um micronegócio. Há mais de 10 anos, ela produz quitandas, nas horas vagas, e é cozinheira de eventos, além de artesã.
“A venda de quitandas e o trabalho como cozinheira representam um complemento significativo na renda da minha família. Já pensei em expandir esse ofício, mas me deparei com algumas adversidades e uma delas foi falta de pessoas capacitadas para trabalhar comigo”, revela. “Com o programa Mulheres Empreendedoras aprendi e tive a certeza de que a união faz a força. Aprendi muito sobre orçamento familiar, trabalho em equipe e a fazer um Plano de Negócios, com orientações para obter sucesso”, completa Girlene.
Próximos passos
A parceria entre a Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia com a Junior Achievement de Minas Gerais terá continuidade para aplicação de novos programas. Itamarandiba será contemplada com o Programa Mulheres Empreendedoras em novembro.