Feira Progearte marca etapa de formação do Programa de Gestão do Artesanato em Carbonita e Veredinha
26/06/2024
No dia 8 de junho, Carbonita celebrou a arte e cultura local com o objetivo de impulsionar a geração de renda. Dezenove artesãs, participantes do Programa de Gestão do Artesanato, encantaram a comunidade com suas criações, que variaram de arte em barro a crochês, bordados e pinturas em tecido. Este evento, promovido pela Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita em parceria com o Senar Minas e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, representou um passo significativo na valorização e fortalecimento do artesanato no Vale do Jequitinhonha. Em seguida, no dia 15 de junho, Veredinha sediou a Feira Progearte, marcando a etapa de formação do programa de gestão do artesanato no município. Este evento destacou artesanato, decoração, utilidade e arte através de cores, texturas e o resgate cultural, com peças desenvolvidas e contou com parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Clube do Galope e Prefeituras Municipais. Durante a feira, os visitantes contaram com aferição da pressão arterial, cantinho da leitura e apresentações culturais.
O Programa de Gestão do Artesanato (Progearte) ofereceu uma carga horária de 192 horas, em cada grupo, distribuídas em nove módulos que abordaram temas como Diagnóstico, Empreendedorismo, Gestão Financeira, Marketing, Monitoramento e Orientação Profissional, Marketing Digital, Associativismo, culminando na realização da feira de exposição dos artesanatos trabalhados no programa.
“Essas iniciativas não apenas promoveram a conscientização sobre a importância da preservação das tradições culturais, mas também incentivaram a criatividade e a habilidade das artesãs locais, proporcionando-lhes uma plataforma para exibir e comercializar suas obras. O sucesso das feiras Progearte em Carbonita e Veredinha reflete o compromisso da Aperam BioEnergia e da Fundação Aperam Acesita em apoiar o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura local”. Disse Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita.
Os artesãos participantes demonstraram que o artesanato é uma poderosa ferramenta para a geração de renda e para a promoção da identidade cultural, destacando a importância de iniciativas que promovam a capacitação e o empreendedorismo. A realização dessas feiras é um marco para o Vale do Jequitinhonha, que continua a ser um berço de talentos e criatividade, enriquecendo ainda mais a história e a cultura da região.
Importante ressaltar que no mês de agosto, a cidade de Minas Novas sediará a feira Progearte, encerrando assim, o momento de qualificação dos artesãos da região. Para mais informações sobre o Programa de Gestão do Artesanato e futuros eventos, siga as redes sociais da Aperam BioEnergia e da Fundação Aperam Acesita.