Feira Progearte é realizada durante o Festur em Turmalina
15/09/2025
Na manhã de sábado, 6 de setembro, a cidade de Turmalina recebeu a primeira edição regional da Feira Progearte, com a participação de artesãos dos seis municípios de atuação da Aperam, Capelinha, Minas Novas, Itamarandiba, Veredinha, Carbonita e Turmalina. As entidades representadas foram Associação de Artesãos de Itamarandiba, Associação das Artesãs de Veredinha , Associação das Mulheres Unidas por Capelinha e Arte Luz Carbonitense e outros artesãos independentes de Turmalina e Minas Novas.
Uma iniciativa do Sistema FAEMG-SENAR, a feira contou com a parceria da Fundação Aperam Acesita, do Clube do Galope de Turmalina, da Prefeitura Municipal e das Secretarias de Cultura dos municípios participantes. O evento integrou a programação oficial do Festur – Festival da Canção de Turmalina, um dos mais tradicionais do Vale do Jequitinhonha.
A feira reuniu artesãos da região, que expuseram seus produtos e conquistaram novos clientes. O público também prestigiou apresentações culturais no palco do Festur, com grupos tradicionais de dança e canto, reforçando a conexão entre arte, cultura popular e desenvolvimento local.
A Feira é fruto do Programa de Gestão do Artesanato (Progearte), que já capacitou centenas de artesãos com oficinas e orientações práticas sobre diagnóstico, empreendedorismo, gestão financeira, marketing, associativismo, marketing digital e monitoramento profissional, fortalecendo o setor artesanal da região.
“Encontramo-nos em Turmalina, participando do Festur, com o apoio da Aperam. Agradecemos imensamente por seu contínuo suporte, que tem sido fundamental para o desenvolvimento das artesãs. Nossa participação neste evento é também resultado do Progearte, um programa de capacitação continuada promovido pelo Senar que contou com o apoio da Aperam”, destacou Jô Duarte, artesã de Carbonita e integrante da Associação Arte Luz Carbonitense.
O sistema FAEMG-SENAR, parceiro da iniciativa, também ressaltou a importância da união de esforços. “Nesta manhã de sábado, estamos realizando a Feira Progearte, que apresenta os trabalhos dos alunos que participaram do programa de gestão do artesanato oferecido pelo Sistema FAEMG -SENAR, em parceria com a Aperam. Essa união foi possível graças à Aperam, à administração municipal e aos nossos artesãos, que abrilhantam esta feira de artesanato”, destacou Dulce, agente de desenvolvimento rural do Sistema FAEMG-SENAR.
Para a Aperam, o Progearte é mais do que um programa de capacitação, é um instrumento de transformação social, que promove a valorização da cultura regional e contribui para a geração de renda e a autonomia dos artesãos. Ao apoiar iniciativas como a Feira Progearte, a empresa reafirma seu papel de parceira estratégica do desenvolvimento sustentável no Vale do Jequitinhonha, unindo educação, cultura e empreendedorismo, destaca Luiz Carlos Ribeiro Magalhães – Gerente de Desenvolvimento Social da Aperam BioEnergia e Presidente da Fundação Aperam Acesita.