Aperam BioEnergia recebe visitantes em Capelinha
14/05/2019
Projeto Conhecendo a Aperam BioEnergia apresenta processo de produção do carvão vegetal aos representantes da OAB de Capelinha e padres das Paróquias
Com o objetivo de apresentar os processos sustentáveis de produção do carvão vegetal, a Aperam BioEnergia recebeu novas comitivas pelo projeto “Conhecendo a Aperam BioEnergia”. Durante a visita, a Empresa tem a oportunidade de detalhar os projetos realizados nas comunidades do Vale do Jequitinhonha, bem como apresentar a cadeia produtiva do Aço Verde, produzido pela Aperam South America, em Timóteo, que conta com o carvão vegetal como matéria-prima
Sete representantes da OAB de Capelinha visitaram a Aperam BioEnergia no mês de março. Os visitantes percorreram as áreas de colheita do eucalipto e plantio de mudas até chegar à Unidade de Produção de Energia Renovável (UPER) Lagoa, onde a comitiva observou o processo final de produção do carvão vegetal.
Pela primeira vez em visita à Aperam BioEnergia, o presidente da 155ª subseção da OAB/MG de Capelinha, Diego Barbosa Santos, se surpreendeu com a preocupação da Empresa com a segurança das suas equipes e dos visitantes. “Também gostei bastante das informações científicas e de conhecer os inúmeros benefícios dos projetos para as comunidades da região, bem como a qualificação dos empregados que nos apresentaram todas as áreas de produção da empresa”, declarou Diego.
Troca de experiências
No mês de abril, foi a vez dos padres Manoel da Soledade e Gilvan André, das Paróquias de Capelinha conhecerem a Empresa. Na primeira etapa da visita, os padres visitaram uma área recuperada pela Empresa, na região de Galego. Em seguida, acompanharam o processo de colheita do eucalipto. A visita encerrou na UPER Palmeiras.
Para o padre Manoel da Soledade Pereira Martins, da Paróquia São Judas Tadeu de Capelinha, a visita à Aperam BioEnergia foi muito esclarecedora. “Tivemos uma acolhida fraterna e o passeio foi muito atrativo. Aprendi bastante sobre preservação do meio ambiente”, contou o padre. “Sempre ouvia falar sobre reflorestamento e pude entender como funciona o manejo das florestas renováveis de eucalipto, desde o cultivo das sementes, plantio até chegar ao carvão vegetal”, revelou.
Desenvolvimento conjunto
Os investimentos da Aperam BioEnergia em tecnologia em toda cadeia de produção do carvão vegetal, bem como projetos que visam o desenvolvimento sustentável das comunidades foram assuntos abordados para as comitivas, conforme explica o gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima. “Não medimos esforços para que os nossos processos sejam cada vez mais sustentáveis, investimos em tecnologia de ponta e, assim, reforçamos o nosso compromisso com o meio ambiente e com as pessoas. É uma honra poder apresentar os processos produtivos do carvão vegetal e projetos que promovem o crescimento da região”, frisou Raimundo.