Novidades da Aperam

Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita levam espetáculo “Brincantando” do grupo Palavrearte para crianças em Turmalina

30/10/2025

A Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Turmalina, levaram às escolas da rede municipal o espetáculo infantil “Brincantando”, apresentado pelo grupo Palavrearte.

Realizada entre os dias 20 e 24 de outubro, a ação proporcionou uma experiência cultural especial para 1.550 crianças, unindo arte, educação e diversão em momentos de aprendizado e encantamento. Ao todo, foram dez apresentações que envolveram e inspiraram os pequenos espectadores.

A iniciativa tem como propósito valorizar o teatro como ferramenta pedagógica, estimulando a imaginação, a criatividade e o interesse dos alunos pelas diversas formas de expressão artística. Por meio da peça, os alunos puderam mergulhar em um universo de alegria e reflexão, reforçando o compromisso das instituições parceiras com a promoção da cultura e da educação de qualidade. 

“É uma grande alegria para a Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnegia, ser parceira na realização deste projeto cultural que levou um espetáculo infantil para as escolas de Turmalina. A iniciativa fomenta a arte, música e ludicidade e beneficiou mais de mil crianças, reforçando o nosso o compromisso com a educação e o desenvolvimento humano. Parabenizamos o talentoso grupo artístico regional pelo trabalho feito com excelência,  ressaltamos nosso agradecimento a Administração Municipal e da Secretaria de Educação e Cultura de Turmalina. Essa parceria é fundamental para o sucesso de ações que enriquecem a vida cultural e educacional da comunidade”. Disse Kelly Almeida, coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita. 

Gilda Gomes, integrante do grupo Palavrearte, que também conta com Janice e Rosângela, expressou sua felicidade com o projeto. “Eu já sou contadora de histórias há muito tempo. E esse ano, para a nossa felicidade, uma coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita assistiu um pouquinho de um espetáculo que a gente fez para o Festur e aí nós resolvemos mandar um projeto através da Secretaria Municipal de Educação para fazer um trabalho com as crianças. E a gente ficou muito feliz que a Aperam acampou o nosso projeto, nos contemplou e a gente está feliz de estar apresentando para as crianças, assim, brincadeiras.”

Gilda destacou o planejamento cuidadoso para atender a diferentes faixas etárias. “A gente fez três projetos diferentes, um para crianças de um a três anos, outro para crianças de quatro e cinco anos, e um outro para crianças até dez, onze anos. Está sendo um prazer, e nós estamos muito agradecidos a Aperam.”

A Secretária Municipal de Educação de Turmalina, Maria Regina, também reforçou a importância da parceria durante uma das apresentações no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). “Mais uma vez, nós, da Secretaria Municipal de Educação do município de Turmalina, gostaríamos de expressar a nossa gratidão a essa empresa, a Aperam, que sempre tem nos ajudado, sempre tem incentivado que essas apresentações culturais e artísticas aconteçam dentro das nossas escolas. Muito obrigada.”

A ação reitera o compromisso da Aperam e da Fundação Aperam Acesita com a promoção da cultura e da educação nas comunidades onde atuam, proporcionando experiências enriquecedoras e inesquecíveis para o público infantil de Turmalina.

Grupo Palavrearte

O grupo Palavrearte, sediado em Turmalina – MG , surgiu como a formalização de uma longa trajetória de trabalho voluntário no âmbito político-artístico-cultural , com o propósito de transformar essa dedicação em reconhecimento e valor para a sua fala, arte e o fazer literário. Acreditando que a arte apazigua, humaniza e expande o universo , a iniciativa busca ativamente criar espaços de ocupação para a Arte e a Cultura. Atuando como promotor cultural, o Palavrearte oferece diversas atividades para a comunidade, empresas e instituições, focadas principalmente em serviços literários e artísticos, como contação de histórias em espaços diversos, mediação de leitura, oficinas de narrativas criativas e revisão de textos.

Compartilhar: